O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, neste sábado (20), o percurso autorizado para a circulação de caminhões oriundos ou com destino à Ponte da Integração.
Leia também:
Ao inaugurar Ponte da Integração, Lula critica pressa na liberação da Perimetral Leste
Pelo menos por enquanto, os caminhoneiros terão de trafegar por dentro da cidade de Presidente Franco. Tal situação ocorre porque o Corredor Metropolitano del Este, obra equivalente à Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, ainda não está concluído.
A principal pendência diz respeito à nova ponte sobre o Rio Monday, localizada no trecho final da ligação entre o Corredor Metropolitano e a Ponte da Integração. A via sobre o Monday tem previsão de conclusão nos meses finais de 2026 ou início de 2027.
Até lá, portanto, os caminhões vazios (em lastre) terão de passar pelas seguintes avenidas no Paraguai:
Para entrada no Paraguai: Ponte da Integração, Avenida Bernardino Caballero, Avenida Brasil, Avenida Monday, Avenida Guaraní e Rodovia PY07 (Supercarretera).
Para saída do Paraguai: Rodovia PY07, Avenida Guaraní, Avenida Monday, Avenida Brasil, Avenida Bernardino Caballero e Ponte da Integração.
No lado brasileiro, a Receita Federal do Brasil (RFB) determinou que os caminhões vazios estão proibidos de circular pela Ponte da Amizade, já a partir deste sábado. Caminhões carregados continuarão com a rota habitual aplicada atualmente.
No primeiro momento, conforme definido pelas autoridades dos dois países, a Ponte da Integração funcionará apenas no horário das 22h às 5h, exclusivamente para a passagem de caminhões sem carga.
A partir de 18 de janeiro, haverá permissão, ademais, para a passagem de ônibus de turismo previamente cadastrados, no horário das 19h às 7h.
Em Foz do Iguaçu, o roteiro dos caminhões vazios até a Ponte da Integração (ou procedentes dela) englobará a Perimetral Leste e a BR-277.

