Prêmio Gestor Público, Licitação Unila, Bancada feminina e Inovação

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 8 de outuro de 2024.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

Prêmio Gestor Público
A Assembleia Legislativa do Paraná recebe no dia 11 de outubro, a partir das 18 horas, os vencedores do XII Prêmio Gestor Público Paraná. A cerimônia de premiação vai anunciar os 38 projetos selecionados. O tema escolhido para a edição de 2024 é “Educação fiscal e cidadania: Saber é Poder, Agir é Transformar!”, com o objetivo de estabelecer uma nova consciência sobre o papel de cada indivíduo em relação à coletividade.

Licitação Unila
No dia 16 de outubro será realizada uma audiência pública de apresentação do edital de licitação da retomada das obras do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A audiência será presencial, no dia 16 de outubro, às 14h, na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), e os interessados deverão fazer sua inscrição através do formulário (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdX1MgcfgNjBRDf7feHBb0rKGBp2sWHAq79JBBIqUILJ4P5vg/viewform). As vagas para participação serão limitadas à capacidade do local.

Estaduais eleitos
Dois deputados estaduais do Paraná foram eleitos para os cargos de prefeito. São eles: Marcel Micheletto (PL), vencedor em Assis Chateaubriand, e Douglas Fabrício (Cidadania), em Campo Mourão. Já a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) está no segundo turno em Ponta Grossa, e o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), em Londrina. Ao todo, 11 parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) eram candidatos a prefeito e vice.

2° turno
As eleitoras e os eleitores de três cidades no Paraná voltarão às urnas no último domingo de outubro (27) para decidir quem serão seus representantes no Executivo Municipal nos próximos quatro anos. Em Curitiba, o segundo turno será disputado entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB); em Londrina, Tiago Amaral (PSD) e a Professora Maria Tereza (PP) disputarão a Prefeitura; e Ponta Grossa terá a disputa entre Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (UNIÃO).

No 1° turno
Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as cidades com mais de 200 mil eleitores precisam realizar uma nova rodada de votação se não houvesse maioria. No entanto, quatro das cidades com as chances de segundo turno elegeram seus prefeitos no dia 06 de outubro, confira: Maringá – Silvio Barros (PP), Cascavel – Renato Silva (PL), São José dos Pinhais – Nina Singer (PSD) e em Foz do Iguaçu – General Silva e Luna (PL).

Justificativa eleitoral
Eleitores que não compareceram às urnas podem justificar sua ausência de forma prática e rápida. O prazo para justificar a ausência é de até 60 dias após o dia do pleito, sendo necessário que cada turno ausente seja justificado separadamente. A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do sistema Justifica ou do requerimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Mesário
As mesárias e os mesários que participaram do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 neste domingo (6) podem solicitar a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE) pelo aplicativo Mesário, pelo app e-Título ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Declaração de Trabalhos Eleitorais é o documento que comprova a atuação no dia da eleição e a conclusão do treinamento, permitindo que a pessoa tire os dias de folga pelo dobro dos dias trabalhados.

Bancada feminina
A bancada feminina da Câmara Municipal de Curitiba eleita em 2024 é a maior da história, segundo o Legislativo da capital. Das 38 cadeiras da Casa, 12 serão ocupadas por mulheres na próxima legislatura, representando 31%. Foram eleitas: Delegada Tathiana (União), Andressa Bianchessi (União), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos), Rafaela Lupion (PSD), Laís Leão (PDT), Carlise Kwiatkowski (PL), Professora Angela (PSOL), Amália Tortato (Novo), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Vanda de Assis (PT) e Camilla Gonda (PSB).

Inovação
A Petrobras e a Itaipu Binacional anunciaram a intenção de formalizar parcerias na área de inovação tecnológica. Os termos gerais do acordo foram discutidos pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. As duas empresas têm ampla tradição em projetos de inovação tecnológica e estão engajadas na construção de uma transição energética justa.

­Nas capitais
Onze capitais já elegeram os seus prefeitos. No Rio de Janeiro, Recife e Salvador, as urnas confirmaram o que as pesquisas mostraram durante a campanha. Eduardo Paes foi reeleito com 60,47% dos votos válidos e será o primeiro a comandar a cidade por quatro vezes. Alexandre Ramagem ficou em segundo com 30,81%. Na capital pernambucana, o atual prefeito João Campos obteve 78,11% dos votos válidos, muito acima dos 13,90% obtidos por Gilson Machado. Enquanto na capital baiana, Bruno Reis foi reeleito com 78,67%, ficando bem à frente de Kleber Rosa, que conquistou 10,43% dos votos.

Centrão
O primeiro turno consagrou partidos de centro, principalmente PSD, MDB e PP. O primeiro, presidido por Gilberto Kassab, conquistou 878 prefeituras pelo país, sendo três capitais: Rio de Janeiro, São Luís e Florianópolis. Já o MDB de Baleia Rossi levou 847 prefeituras neste domingo, com duas capitais: Boa Vista e Macapá. O partido de Ciro Nogueira alcançou 743 prefeituras na primeira rodada. À direita, o PL de Jair Bolsonaro subiu de 345 em 2020 para 510 prefeituras conquistadas neste ano. Enquanto à esquerda, o PT de Lula também voltou a subir após quedas seguidas e foi de 179 para 248. Ao todo, haverá segundo turno em 51 cidades, o que pode mudar os números finais.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.