A concessionária Urbia Cataratas e a administração do Parque Nacional do Iguaçu reabriram, nesta quarta-feira (11), a passarela brasileira de acesso à Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu.
Leia também:
Sol volta a brilhar em Foz do Iguaçu – veja a previsão para o resto da semana
A trilha sobre o Rio Iguaçu tinha sido fechada, no final da manhã de terça-feira (10), devido à cheia no rio fronteiriço, cuja vazão alcançou patamar seis vezes acima do normal na região de Foz do Iguaçu.
Nesta quarta, com o recuo do rio, técnicos da Urbia Cataratas e do parque inspecionaram a trilha e liberaram sua utilização pelos turistas.
Todos os demais pontos da margem brasileira do Rio Iguaçu, que não chegaram a ter restrições à circulação de pessoas devido à cheia, permanecem abertos para visitação.
Às 10h, a vazão nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 7,5 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), cinco vezes acima do normal. A tendência é de redução ao longo das próximas horas.
Lado argentino das Cataratas
No lado argentino, contudo, a interdição da passarela da Garganta do Diabo foi mantida pela concessionária Iguazú Argentina e pela administração do Parque Nacional Iguazú nesta quarta-feira.
Com mais de um quilômetro de extensão, a trilha argentina tem traçado mais exposto às oscilações do Rio Iguaçu, fechando primeiro e reabrindo depois em situações de cheia, na comparação com o lado brasileiro.
A passarela argentina está fechada desde domingo (8), com perspectiva de possível reabertura na quinta (12) ou na sexta (13), a depender do ritmo de redução da vazão.
As outras duas trilhas panorâmicas do lado argentino (Circuito Superior e Circuito Inferior) não foram fechadas em nenhum momento e estão disponíveis para utilização do público.
Comentários estão fechados.