H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Constituição Federal, 30 anos

Constituição Federal, 30 anos
A Constituição completa três décadas neste dia 5 de outubro

Cláudio Siqueira

Hoje a Constituição Federal do Brasil completa 30 anos. Jovem ainda, ela é considerada uma das mais avançadas e completas.

Não precisamos mudar a Constituição. Se fizermos ela ser cumprida e respeitada, as coisas funcionarão da forma como devem ser. Só depois poderemos pensar em melhorá-la. Basta termos gestores que trabalhem com ética e excelência administrativa nos três poderes.

Se nossa Constituição for respeitada e cumprida, ninguém mais precisará falar em reformas e lutas por um tempo.

Sabe a questão da reforma agrária e do MST? Pois bem, isso está na Constituição e se ela for cumprida não haverá motivos para o MST protestar.

Sabe a questão da habitação e ocupação do espaço público? Pois bem, isso está na Constituição e se ela for cumprida não haverá motivos para o MTST ocupar.

Sabe a questão da igualdade racial, da luta contra o racismo e a xenofobia? Pois bem, isso está na Constituição e se ela for cumprida não haverá motivos para manifestações de grupos de Direitos Humanos.

Sabe a questão da igualdade de gênero e luta contra o machismo? Pois bem, isso está na Constituição e se ela for cumprida não haverá motivos para manifestações de grupos feministas.

Sabe a questão indígena e quilombola e do direito fundamental à propriedade? Pois bem, isso está na Constituição e se ela for cumprida não haverá motivos para tanta briga e laudos de antropólogos.

Sabe a questão da liberdade de expressão e do direito de sermos o que quisermos ser? Pois bem, isso está na Constituição e se ela for cumprida não haverá motivos para manifestações da comunidade LGBT+, dos jornalista livres e de grupos contra a ditadura e pela paz.

Nossa Constituição garante o direito à propriedade, a legitimação da posse da terra, da habitação, da dignidade humana, a liberdade, a igualdade, a justiça e ao progresso.

Para os cristãos, a Constituição deve ser depois da Bíblia, o livro mais respeitado e prioridade no mundo material. A Bíblia para o reino dos céus e a constituição para a pátria e nação aqui na terra.

Para todos nós brasileiros e patriotas nossa Constituição deve ser sagrada.

Cláudio Siqueira é estudante de Antropologia na Unila.