Cor da água dos rios Iguaçu e Paraná vira atração na fronteira

O contraste é observado no encontro deles, na região do Marco das Três Fronteiras, que conecta Argentina, Brasil e Paraguai.

Apoie! Siga-nos no Google News

O contraste causado pela diferença de tonalidade dos rios Iguaçu e Paraná virou atração na região fronteiriça. O fenômeno é observado no Marco das Três Fronteiras, onde Argentina, Brasil e Paraguai se conectam.

LEIA TAMBÉM: Grupo Cataratas anuncia R$ 30 milhões para revitalizar Espaço das Américas

A atenção e a curiosidade de moradores e turistas foram parar também na internet. Coube ao repórter fotográfico Marcos Labanca, que há anos acompanha as particularidades da região trinacional, registrar as cores na confluência dos rios durante as últimas 24 horas.

A mudança de coloração acentuada decorre do nível dos dois grandes rios, que subiram de volume nos últimos dias. O Iguaçu apresenta uma tonalidade mais escura, até “barrenta”, enquanto o Paraná mantém feição mais límpida.

Encontro dos rios Iguaçu e Paraná, nas Três Fronteiras, em cena curiosa pela cor das águas – foto: Marcos Labanca/Marco das 3 Fronteiras

Rio Iguaçu

Explica a assessoria do Marco das 3 Fronteiras que o Rio Iguaçu nasce em Curitiba (PR), cruza os três planaltos do estado e percorre 1.300 quilômetros até desaguar no Paranazão, na fronteira. Antes, suas águas formam as Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu.

“Após as Cataratas do Iguaçu são 23 quilômetros de extensão até a divisa das Três Fronteiras”, expõe a equipe do Marco. O atrativo possibilita assistir ao encontro dos dois rio, na foz do Rio Iguaçu.

Rio Paraná

“Parecido com o mar”, no idioma guarani, o Paraná é o oitavo maior rio do mundo em extensão, com 4.880 quilômetros. “No continente, é o segundo maior, depois do Rio Amazonas, com uma bacia hidrográfica que abrange mais de 10% de todo o território brasileiro”, divulga o Marco das Três Fronteiras.

Desde a nascente, junto aos rios Paranaíba e Grande, na divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, flui em direção à fronteira. O Paranazão tem como principais afluentes os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu, todos na margem esquerda, e os rios Suruí, Verde e Pardo, à direita.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.