Amigos da Onça leva carnaval às ruas da Vila A na tarde deste domingo

O bloco, independente do poder público, surgiu na Rua Onça, a partir da aparição de onça-pintada no bairro, e defende o felino e a natureza.

Apoie! Siga-nos no Google News

É folia e diversão, mas também é conscientização. O bloco Amigos da Onça promove desfile de carnaval e leva a mensagem de defesa da natureza e dos povos indígenas pelas ruas da Vila A, em Foz do Iguaçu, neste domingo, 19, a partir das 16h.

CLIQUE AQUI para assistir à entrevista no programa Marco Zero

LEIA TAMBEM: Foz do Iguaçu abre o carnaval com o histórico bloco ‘Menina Veneno’

O bloco, formado por amigos que voltaram a encontrar-se presencialmente no ano passado, após a fase mais aguda da pandemia, agrega todo participante interessado em curtir a folia. O Amigos da Onça é independente do poder público e não cobra adesões.

O bloco surgiu na Rua Onça, que fica no bairro, e ganhou força com a aparição de um felino na região da Vila A. “Somos amigos da onça, queremos manter as onças, as florestas, o meio ambiente e os povos indígenas”, explicou Gilberto Moreno no programa Marco Zero.

Ele destacou que o grupo tem uma concepção determinada. “Temos uma inversão do que geralmente se entende como ‘amigo da onça’, sendo aquela pessoa meio falsa e que vai passar uma rasteira nas outras. Pensamos ao contrário disso”, enfatizou.

“Somos, de fato, amigos da onça, nos remetemos a todo um imaginário que passa pelas florestas em pé e pelos direitos dos povos indígenas”, destacou Gilberto. Ele complementou afirmando que ser amigo da onça é proteger o ecossistema e o planeta.

“Mas, muitas vezes, temos que virar onça, como Chico Mendes e Dorothy Stang, que passaram por aqui, doaram a vida por uma causa, foram assassinados e ficaram encantados”, resgatou. “Precisamos sempre lembrar dessas pessoas que deram suas vidas”, prosseguiu Gilberto Moreno, que é professor universitário.

Somando no samba

O bloco Amigos da Onça recebe o apoio de outros blocos com empréstimo de instrumentos e reforço na bateria, solidariedade que é o espírito dos brincantes. “Mas a gente vira onça se quiserem barrar nosso carnaval, nossa diversão”, brincou o coordenador do grupo.

“Convidamos a comunidade a participar do desfile neste domingo. Temos uma grande quantidade de crianças, então oncinhas e oncinhos também participam da festa. Esse é nosso jeito de brincar, partir da solidariedade, juntando todo mundo”, concluiu Gilberto.

Além do desfile na Vila A neste domingo, o Amigos da Onça realizou oficina de batucada nesse sábado. Na segunda-feira, 20, irá participar da atividade de carnaval na Avenida Brasil, no centro, a partir das 17h, a convite de outros blocos.

Desfile de carnaval na Vila A | Bloco Amigos da Onça
Data: 19 de fevereiro (domingo), a partir das 16h
Concentração: Rua Onça, 49, Vila A
Informações: (45) 9138-7311 (WhatsApp)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.