Foz do Iguaçu tem duas autoras na lista de finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025: as professoras Cristina Ribeiro e Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez.
Cristina é organizadora do livro Propósito de Vida da Pessoa Idosa, cuja temática surgiu após ela defender uma tese de doutorado na área de gerontologia.
Publicada pela Summus Editorial, a obra reúne 14 textos escritos por profissionais de diferentes especialidades no trabalho com pessoas idosas e concorre na categoria Ciência e Cultura.
Docente da Unila, a professora Carola é autora de um dos capítulos da obra Narrativas e corpos em trânsito: resistências e insubordinações, organizado por Elizeu Clementino de Souza, Ana Chrystina Mignot e Paula Perin Vicentini.
O livro apresenta trabalhos que abordam movimentos de resistência com foco em vivências de diferentes grupos sociais, incluindo professoras negras, segmentos do movimento LGBTQIAPN+, trabalhadoras sexuais e meninas vítimas de violência sexual.

A obra é finalista na categoria Educação e Ensino.
Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Jabuti Acadêmico tem o objetivo de valorizar as produções acadêmicas, científicas e profissionais do Brasil.
O reconhecimento será entregue no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A cerimônia reunirá autores, editores, pesquisadores e representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país.