Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Duas escritoras de Foz estão na final do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Cultura

Livros

Duas escritoras de Foz estão na final do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Livros são da área de gerontologia e de movimentos de resistência em grupos historicamente marginalizados.

2 min de leitura
Duas escritoras de Foz estão na final do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
Obra aborda saúde de idosos. Foto: Divulgação
Publicidade

Foz do Iguaçu tem duas autoras na lista de finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025: as professoras Cristina Ribeiro e Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez.

Cristina é organizadora do livro Propósito de Vida da Pessoa Idosa, cuja temática surgiu após ela defender uma tese de doutorado na área de gerontologia.

Publicidade

Publicada pela Summus Editorial, a obra reúne 14 textos escritos por profissionais de diferentes especialidades no trabalho com pessoas idosas e concorre na categoria Ciência e Cultura.

Docente da Unila, a professora Carola é autora de um dos capítulos da obra Narrativas e corpos em trânsito: resistências e insubordinações, organizado por Elizeu Clementino de Souza, Ana Chrystina Mignot e Paula Perin Vicentini.

O livro apresenta trabalhos que abordam movimentos de resistência com foco em vivências de diferentes grupos sociais, incluindo professoras negras, segmentos do movimento LGBTQIAPN+, trabalhadoras sexuais e meninas vítimas de violência sexual. 

Publicidade

A obra é finalista na categoria Educação e Ensino.

Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Jabuti Acadêmico tem o objetivo de valorizar as produções acadêmicas, científicas e profissionais do Brasil.

Publicidade

O reconhecimento será entregue no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A cerimônia reunirá autores, editores, pesquisadores e representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

Deixe um comentário