Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz inicia tratativas com cidade da Áustria para restaurar Torre do Relógio

Cultura

Foz inicia tratativas com cidade da Áustria para restaurar Torre do Relógio

Monumento construído por um dos pioneiros do turismo em Foz, o austríaco Franz Kohlenberger, fica no bairro Cognópolis.

3 min de leitura
Foz inicia tratativas com cidade da Áustria para restaurar Torre do Relógio
Monumento fica no Bairro Cognópolis. Foto: Divulgação

Foz do Iguaçu e o município austríaco de Graz iniciaram tratativas para restaurar um monumento cultural situado na Região Leste, próximo ao cruzamento das avenidas Felipe Wandscheer e Maria Bubiak: a Torre do Relógio.

Construída em 1984 por um dos pioneiros do turismo em Foz do Iguaçu, o austríaco Franz Kohlenberger, a torre fica no Polo Discernimentum, bairro Cognópolis.

O complexo cultural e científico, onde antes funcionava a Churrascaria Cabeça de Boi Campestre, antiga propriedade de Kohlenberger, hoje é administrado por um grupo de voluntários dedicados à Conscienciologia. 

Foi lá que Kohlenberger ergueu a Torre do Relógio em homenagem à cidade natal dele, Graz, onde fica o monumento original – chamado Uhrturm Graz.

Torre do Relógio
Torre foi construída por Franz Kohlenberger. Foto: divulgação.

Graz é a capital do estado da Estíria e a segunda maior cidade da Áustria. Lá, a Torre do Relógio tem 28 metros de altura, três sinos e provavelmente começou a ser construída no século 12. 

Em Foz do Iguaçu, a ideia do imigrante austríaco foi usar o espaço icônico da Torre do Relógio para fazer celebrações e fortalecer os laços com a terra de origem.

No local, foram realizadas cerimônias de casamento da família Kohlenberger e encontros.

Visita ao monumento original

O diálogo para restauração da réplica da Torre do Relógio avançou com a visita do arquiteto e voluntário Alexandre Balthazar a Graz, no início deste mês, com o intuito de conhecer a história da cidade e buscar parcerias para o projeto.

Em contato com a prefeita de Graz, Elke Kahr, Balthazar entregou uma carta do diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, sobre a revitalização e restauro da torre.

A prefeita ganhou uma réplica da torre de Foz e contribuiu para divulgar a história de Franz Kohlenberger e da torre em um jornal local.

Torre do Relógio
Réplica da Torre de Foz entregue à prefeita de Graz. Ao fundo, a Torre original de Graz.

Balthazar visitou o monumento original, Uhrturm Graz, e pôde observar detalhes do mecanismo do relógio, obter dados históricos e conhecer a tecnologia aplicada aos reforços feitos na estrutura das varandas de madeira e outros aspectos relevantes para a preservação do edifício.

A proposta é restaurar a torre para que ela se torne mais um atrativo histórico-cultural de Foz do Iguaçu. O pedido para tombamento já foi feito ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Cepac).

Torre do Relógio
Divulgação da Torre do Relógio de Foz em jornal local de Graz.

O projeto de restauro da Torre do Relógio de Foz, Uhrturm Foz, ganhou força com a visita do embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, à cidade, em abril deste ano.

Ele participou da abertura da exposição Unlimited City com desenhos do arquiteto austríaco Otto Wagner (1841–1918). Na ocasião, visitou a Torre do Relógio.

A iniciativa tem apoio da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo, que contribuem para selar parcerias.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br