Foz do Iguaçu é cenário do longa-metragem Vila Pérola, produção cinematográfica que iniciou as gravações em maio e utiliza diferentes locações da fronteira, como a Ponte da Amizade, a Vila Pérola e as Cataratas do Iguaçu. O filme retrata o ciclo econômico dos sacoleiros e da muamba na região.
O trabalho audiovisual conta a rotina de famílias ligadas ao transporte de compristas e ao comércio informal que marcou a cidade durante décadas.
A trama acompanha o conflito entre Arnaldo, proprietário de uma empresa de transporte alternativo para compristas, e Marta, moradora vizinha que enfrenta dificuldades financeiras após a morte do marido. Paralelamente, o longa desenvolve a relação entre Diogo e Rafael, personagens centrais da narrativa.
A ideia do roteiro surgiu a partir das experiências do diretor Felipe Lovo, que acompanhava grupos de compristas durante viagens entre Foz do Iguaçu e São Paulo quando ainda era estudante universitário. “Quando era estudante, comecei a viajar com os muambeiros porque queria visitar minha família em São Paulo, mas não tinha dinheiro, então, levava uma cota e acompanhava os grupos”, conta.
Vila Pérola retrata as duas famílias durante o ciclo de sacoleiros. O título é o nome do bairro de referência entre compristas/muambeiros, que vinham em ônibus fretados de várias regiões do país, fazendo o transporte de mercadorias, muitas vezes acima da cota permita pela Receita Federal.
Vila Pérola: o filme
Com cerca de 90 minutos, o drama é inteiramente rodado na fronteira. A produção é da Três Margens, com coprodução da Viola Filmes e da Átomo Produtora, do Paraguai.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2023, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e do governo federal. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) também aparece no projeto por meio da participação de alunos e ex-alunos do curso de Cinema.
Segundo a produção, Vila Pérola é o primeiro longa rodado em Foz do Iguaçu com orçamento de maior porte. Entre equipe técnica, elenco e figuração, mais de 200 pessoas participam das gravações.
As filmagens seguem até o início de junho, com jornadas diárias que chegam a 14 horas de trabalho. O lançamento do filme está previsto para 2027.
Acompanhe a produção: @tresmargens_produtora


