Moradores denunciam despejo de produto e morte de peixes no Rio Boicy

Comunidade cobra providências e cita ser a segunda vez que esse crime ambiental acontece em seis meses no Portal da Foz.

Não é novidade que o Rio Boicy (M’Boicy) agoniza, devido ao descaso histórico de anos de gestões municipais com políticas ambientais ineficazes. Para agravar, além disso, moradores denunciam despejo de produto na água, o que causou a morte de peixes na sua área de nascentes, no Portal da Foz.

DIGA AÍ canal direto do morador com o portal, que pode enviar reclamações, pedidos de providências pelo poder público e sugestões de pautas de reportagens sobre o dia a dia de Foz do Iguaçu. O acesso é a um clique, no WhatsApp: (45) 99828-6840.

Assim, a região abrange a parte do bairro que fica no entorno de ruas como a Azulão, Assum Preto, Martim-pescador e Sabiá. O problema foi identificado pela comunidade no fim da tarde dessa sexta-feira, 2. Um vídeo foi veiculado em redes sociais para chamar a atenção de autoridades.

A água ficou tingida de um tom verde, conforme os moradores, e os primeiros peixes mortos começaram a boiar. Segundo a população, o problema não é inédito, tendo já ocorrido em meados de outubro do ano passado, há ouco mais de seis meses.

A reportagem registrou dezenas de peixes mortos, nesse sábado, 3 – são centenas, de acordo com os moradores – , embora a adulteração da água já fosse menor. São bagres, carás e lambaris, por exemplo, de todos os tamanhos, alguns deles perto de meio quilo.

Peixes mortos

O construtor Arno Fischer Zahn, 66, acompanhou o H2FOZ até um trecho do rio em que há peixes mortos. Percebeu o lançamento do produto, que para ele pareceu ser algo químico, portanto, ao percorrer o manancial, como faz praticamente todas as tardes, muitas vezes junto com os netos.

“Esse produto já tinha sido lançado no rio lá por outubro do ano passado, mas ninguém tomou providências”, reclamou. “Agora, mais uma vez, a água ficou tão verde que não dava para distinguir nada. E depois os peixes já começaram a se debater e a morrer. É uma judiaria”, lastimou.

Peixes morreram após produto adulterar as águas do rio, na região do Portal da Foz – foto: Marcos Labanca

Seu Arno é um dos primeiros moradores da região. Chegou há 35 anos. Sob um pé de guavirova, que quando produz faz a alegria dos peixes com a fruta nativa, ele cobra ação do poder público para que o problema não se repita. E pede mais cuidado ambiental na região.

“Espero providências da prefeitura e do Meio Ambiente, pois são eles que têm condição de fazer alguma coisa”, pontuou. “Eles têm que ver e fazer algo, não pode deixar largado”, reiterou Arno, enquanto olhava com tristeza o rio poluído e os peixes mortos boiando na água.

O que diz a prefeitura

À reportagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente relatou que esteve em áreas do rio, no Portal da Foz, com a Polícia Ambiental, na manhã de sábado. As equipes “verificaram aparente contaminação do rio por algum produto”, informou.

Conforme o órgão da prefeitura, o caso está sendo investigado, e a ocorrência foi encaminhada aos “setores competentes para identificação e punição dos responsáveis”, concluiu a Secretaria de Meio Ambiente.

Rio Boicy

Conforme a prefeitura, o rio é formado de diversas nascentes nos bairros Portal da Foz e ouras regiões, com afluentes em locais como Morumbi, Campos do Iguaçu, Maracanã e Yolanda. Seu curso, estimado entre dez e doze quilômetros, é integralmente urbano.

A bacia do rio conta com área de 25,49 quilômetros quadrados, apresenta uso do solo predominante urbano (concentrando 79% da área total de drenagem), abrigando cerca de 97 mil habitantes. Os dados da municipalidade são do projeto Reinventando Foz, em versão de 2023 do documento.

Possui trechos canalizados que coexistem com remanescentes de APP (área de proteção permanente) com vegetação junto ao leito. Em muitos pontos, recebe despejo de esgoto diretamente em suas águas, além de lixo, e sobre com a ocupação urbana. Resiliente, claudicante, agredido pela ação humana, o Rio Boicy corta a cidade do Nordeste ao Oeste para terminar sua viagem no Rio Paraná, sua foz.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.