
Você conhece o urucum (Bixa orellana), planta nativa das áreas tropicais do continente americano, com múltiplos usos ao longo da história?
Veja também:
Descubra curiosidades da ora-pro-nóbis, planta comestível e medicinal
Também chamado de colorau, o urucum encanta não só por sua viva cor vermelha, mas por detalhes como a delicadeza de suas flores.
Em suas andanças pelo bairro Porto Meira, Região Sul de Foz do Iguaçu, Francisco Amarilla encontrou, em área próxima ao Rio Iguaçu, um magnífico exemplar. O achado, de acordo com o apresentador do quadro É da Vida, ocorreu por acaso.
“Olha que beleza a flor do urucum. Parece flor de orquídea, muito linda”, descreveu o ambientalista, que também abriu um fruto para mostrar as sementes. “Normalmente, a gente não faz isso.”
Amplamente conhecido pelos povos nativos da América do Sul, o urucum despertou o interesse dos europeus ainda nos primórdios da ocupação.
Atualmente, os principais usos estão relacionados a corantes, produção de cosméticos e condimentos alimentícios.
No âmbito cultural, o urucum está associado às pinturas corporais feitas por guerreiros de vários povos do continente em ocasiões como batalhas. A própria palavra (uru’ku) tem como origem línguas do tronco tupi-guarani.
Produzido pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio do Parque das Aves. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Para ver o arquivo completo, com todas as edições em vídeo, clique aqui.