Já ouviu falar de uma árvore popularmente chamada de chapéu-de-napoleão? De porte pequeno, a espécie está presente na arborização urbana em Foz do Iguaçu, em locais como a Vila A.
Veja também:
Aprenda a identificar a árvore do “abraço da morte” em Foz do Iguaçu
Na esquina da Avenida Silvio Américo Sasdelli com a Avenida Anhembi, por exemplo, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou um exemplar da planta. De acordo com Amarilla, o nome está relacionado ao formato do fruto.
“Por que ela chama assim? Porque tem o formato do chapéu do Napoleão. O Napoleão usava um chapéu assim”, ilustra.
Além do fruto com formato curioso, a Thevetia peruviana (nome científico da chapéu-de-napoleão) produz flores bastante apreciadas pelos insetos polinizadores. “Ela dá uma flor bem bonita, amarelinha, só que agora caiu tudo já”, lamenta Amarilla.
O ambientalista alerta, porém, que a planta contém componentes tóxicos, que podem causar intoxicação grave em seres humanos e animais domésticos.
Oriunda da América Central, a árvore chapéu-de-napoleão também tem outros nomes populares no Brasil, como noz-de-cobra ou aguaí. O fruto, quando seco, ganha nova vida na produção de itens de artesanato.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Recentemente, outros dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver mais curiosidades como a da árvore chapéu-de-napoleão? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!