H2FOZ
Início » Planeta Foz » É da vida » Francisco Amarilla mostra ipê-roxo gigante em Foz do Iguaçu

É da vida

Assista ao vídeo

Francisco Amarilla mostra ipê-roxo gigante em Foz do Iguaçu

Ambientalista encontrou, na região da Perimetral Leste, um exemplar da árvore que é o símbolo de Foz do Iguaçu.

2 min de leitura
Francisco Amarilla mostra ipê-roxo gigante em Foz do Iguaçu
Ipê-roxo é a árvore escolhida como símbolo do município de Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Está com saudades dos vídeos do quadro É da Vida? Pois o ambientalista Francisco Amarilla está de volta para trazer um conteúdo extra para os seguidores do H2FOZ, revelando belezas ocultas de Foz do Iguaçu.

Acompanhado pelo morador Acacildo da Silveira, Amarilla esteve no bairro Mata Verde, vizinho à Perimetral Leste, para mostrar um exemplar gigante de ipê-roxo.

Publicidade

No caminho até encontrar a árvore-símbolo do município de Foz do Iguaçu, Amarilla visualizou um ninho de abelhas nativas, do tipo jataí. O mel da jataí, de acordo com estudos de universidades brasileiras, tem propriedades antibióticas.


Para chegar até o ipê, contudo, Amarilla, Acacildo e o repórter cinematográfico Marcos Labanca tiveram de enfrentar uma cerca de arame farpado. “A gente passa dificuldades no mato”, revela o ambientalista. “As coisas bonitas estão escondidas.”

Veja também:
Curiosidades de Foz do Iguaçu no canal do H2FOZ no YouTube

O tronco do ipê (também chamado de lapacho ou tayí nos países vizinhos) tem uma circunferência tão grande que nem Amarilla e Acacildo conseguiram abraçá-lo por inteiro. “Um gigante verde. Estou me sentindo muito pequeno”, confessa o parceiro do H2FOZ.

Já Acacildo fala da felicidade de encontrar a árvore ainda em pé ao lado da nova rodovia de Foz do Iguaçu. “Na ocasião da construção da Perimetral, eu estive aqui e vi que as estacas do projeto não pegavam esse ipê. Fiquei muito feliz por isso”, afirma.

Para conferir o arquivo completo de vídeos de Francisco Amarilla no H2FOZ, com curiosidades sobre Foz do Iguaçu e região, clique aqui.

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário