Conheça a figueira de raízes enormes escondida em Foz do Iguaçu; veja o vídeo

Árvore centenária chama a atenção pela imponência em um pequeno pedaço de Mata Atlântica totalmente preservado.

Apoie! Siga-nos no Google News

Árvore centenária chama a atenção pela imponência em um pequeno pedaço de Mata Atlântica totalmente preservado.

 
Pouco mais de 15 minutos de caminhada por uma trilha escondida é o suficiente para se deparar com uma gigantesca figueira-branca escondida em Foz do Iguaçu. A dica é do guia e ambientalista Francisco Amarilla, que no quadro “É da Vida” nos convida a mais um passeio pelas belezas naturais desconhecidas por grande parte da população.

A espécie é centenária e pode viver até dois mil anos. Originária do México, ela contou com a ajuda dos morcegos para se expandir pelo mundo. “Quando a fruta dela, que é parecida com uma azeitona, fica madura, o animal a come por causa do ácido que ela carrega e purifica o estômago do morcego. Por outro lado, a semente dessa figueira deve passar pelo estômago do morcego, que defeca e ajuda a cultivar uma nova figueira”, explica.


Uma das características marcantes da espécie está em suas raízes, que se espalham pelo dobro de sua sombra, ou seja, uma árvore de 40 metros de altura tem 80 metros de raízes. Ao ver a figueira, é possível constatar a preservação desse pedaço de Mata Atlântica pela presença de líquens verdes com a borda branca. “Ela está em um lugar privilegiado. Pode respirar fundo, porque o ar é puro.”

O quadro “É da Vida” é produzido pelo H2FOZ com apoio do Iguassu Secret Falls. Aperte o play e curta essa aventura!



LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.