Nativo da Mata Atlântica, o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) está presente na arborização urbana de várias cidades do Brasil (em Foz do Iguaçu, por exemplo).
Veja também:
Já ouviu falar da árvore chapéu-de-napoleão? Descubra no vídeo!
Em suas andanças por Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou um pé inteiramente florido na região da Avenida Felipe Wandscheer.
De acordo com Amarilla, o manacá tem várias vantagens para plantio no espaço das cidades, o que o torna popular em jardins e passeios públicos.
“Você pode plantar na calçada, sem medo de quebrar a calçada”, explica o ambientalista, em referência às raízes que não danificam a estrutura.
O exemplar encontrado por Amarilla mostra também outra particularidade do manacá: a produção de flores com cores diferentes. “A mesma planta, com dois tipos de flores, branca e roxa. Parece que são duas plantas, mas é uma só”, indica.
Além de manacá-da-serra, a espécie tem outros nomes populares no Brasil, como flor-de-maio, flor-de-quaresma, pau-de-flor, bem como jacatirão e cuipeúna. Os nomes associados ao mês de maio e à quaresma, conforme a tradição, estão ligados à época da floração em cada região do país.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Recentemente, outros dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver mais curiosidades como essa das flores do manacá? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!