Bloco Amigos da Onça promove ‘rugido de carnaval’ em Foz do Iguaçu

Evento gratuito será neste sábado, 3, com cortejo em bairro; já o Carnafalls selecionou 14 blocos, como o da imprensa e o de combate à violência contra a mulher.

Apoie! Siga-nos no Google News

Irreverência, alegria, diversidade e uma mensagem especial quanto à proteção da natureza, por meio da homenagem ao maior gatinho das Américas. Essa é a lista da folia do bloco Amigos da Onça, que convida a comunidade para o 1.º Rugido de Carnaval de Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM: Canja de carnaval ajudará entidade em Foz do Iguaçu

O evento gratuito é destinado a foliões de todas as idades e às famílias. Será neste sábado, 3, a partir das 14h, no passeio público da Avenida Araucária, ao lado da quadra de esportes, na Vila A. Quem irá comandar o ritmo é o músico e percussionista iguaçuense Mestre Alison.

O bloco, que reúne muitos professores, estudantes, artistas, ativistas e profissionais liberais, é independente, não participando da programação oficial da cidade. Surgiu de forma inusitada: na Rua Onça, a partir da aparição do felino no bairro.

Não deu outra: a folia uniu a defesa da onça-pintada, do meio ambiente, dos povos originários e de um modo de vida que foge ao consumismo frívolo. Nem é preciso dizer que as fantasias, adereços e ornamentos remetem ao animal que é sinônimo de equilíbrio ambiental.

O Rugido de Carnaval terá a participação de outros blocos para a batucada irmanada dos brincantes. Já às 16h, o Amigos da Onça sairá em cortejo pelas ruas da Vila A, retornando ao mesmo local para a festa continuar.

Brincantes confeccionam as próprias fantasias, com estampas de onça-pintada – foto: Divulgação


“O evento é aberto à participação de todo mundo”, convida o folião Gilberto Moreno, um dos animadores do bloco. O coletivo, explica, reúne muitas crianças, até na bateria. “Procura, por meio do espírito brincante, defender uma relação harmoniosa entre os seres humanos e a natureza”, expõe.

Outro diferencial é que o bloco Amigos da Onça estimula a criatividade da composição das fantasias de seus membros. “Primamos pelo uso de tecido com estampas de onça e livre elaboração”, pontua Gilberto.

Carnaval dos blocos

A Fundação Cultural confirmou os blocos que participarão da programação oficial do carnaval de Foz do Iguaçu, o Carnafalls 2024. São 14 grupos (veja lista abaixo) que poderão comercializar alimentos e bebidas durante a festa, de 10 a 13 de fevereiro, na Praça da Paz.

Entre os blocos está o da imprensa de Foz do Iguaçu, que reúne profissionais dos veículos de comunicação. Além de animação, os foliões de portais, tevês, rádios e jornais oferecem uma série de benefícios aos membros, no espaço do coletivo, na praça do samba.

Ainda dá tempo de adquirir o abadá e foliar com o bloco imprensa. Basta fazer PIX usando a chave 028.573.658.29, no valor individual de R$ 80. Mais informações pelo WhatsApp (45) 99980-7948 ou 99983-4030, com Adilson Borges ou Luiz Araújo.

Com o propósito do empoderamento feminino, o Bloco das Martinas anuncia que promoverá debate sobre o combate à violência contra as mulheres em Foz do Iguaçu. O grupo afirma ser urgente coibir “a violência de gênero, a transfobia, o assédio e o feminicídio”.

O bloco explica ter adotado esse nome em memória da estudante uruguaia Martina Conde Piazza, covarde e barbaramente assassinada em Foz do Iguaçu no carnaval de 2014, vítima de feminicídio. O assassino foi preso e condenado.

Blocos do Carnafalls 2024:

  • Afoxé Ogún Fúnmilaiyó;
  • Baru;
  • Chá de Cu;
  • Demorei mas Cheguei;
  • Papai Urso;
  • Meninas Veneno;
  • Onças do Bem;
  • Pierrot;
  • Tomara que não chova;
  • Bloco das Martinas;
    Escola de Samba Mocidade Unida;
  • Imprensa Foz;
  • Kaburé Maracatu; e
  • Melhor Idade é a Minha – Baila Comigo da Rô.
Arte: Reprodução/Amigos da Onça