Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » Foz, o que fazer » Exposição sobre Santos Dumont tem entrada gratuita em Foz do Iguaçu

Foz, o que fazer

Exposição sobre Santos Dumont tem entrada gratuita em Foz do Iguaçu

Espaço no Clube Gresfi ficará aberto todos os sábados, a partir de 1.º de março, das 8h às 12h; não há necessidade de agendamento.

2 min de leitura
Exposição sobre Santos Dumont tem entrada gratuita em Foz do Iguaçu
Importância da passagem de Santos Dumont por Foz do Iguaçu é pouco conhecida fora da cidade. Foto: Manu Somavila

A partir de 1.º de março, a história da passagem do inventor Alberto Santos Dumont por Foz do Iguaçu, em 1916, ficará mais acessível para a população.

Leia também:
Esquadrilha da Fumaça voa em Foz do Iguaçu nos 150 anos de Dumont

Publicidade

Todos os sábados, a exposição Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas estará aberta para visitas gratuitas, das 8h às 12h. De acordo com os organizadores, o atendimento será feito por voluntários, que passaram por treinamento. Não há necessidade de agendamento.

A mostra está instalada, desde 2021, no Clube Gresfi (primeiro aeroporto de Foz do Iguaçu), após passagem pelo Ecomuseu de Itaipu.

A primeira sala temática aborda a vida de Santos Dumont, famoso não só pelas “máquinas voadoras”, mas também por outros inventos.

Já a segunda sala recorda a visita do aviador a Foz do Iguaçu, em abril de 1916. Encantado pelas Cataratas, Dumont foi pessoalmente a Curitiba reivindicar que a área, pertencente a um particular, passasse às mãos do estado.

O espaço contém atrações como uma mesa com dois metros de altura, réplica de um móvel pertencente a Santos Dumont em Paris. Na mesa, o brasileiro servia os seus famosos Jantares nas Alturas.

Exposição sobre Santos Dumont

O acervo da exposição sobre Santos Dumont surgiu oito anos atrás, com a união de esforços entre pessoas interessadas no tema.

Participaram o empresário Sérgio Teixeira, as jornalistas Sílvia Scandalo e Izabelle Ferrari, bem como a historiadora mineira Maria Margareth Monteiro. Posteriormente, Kathlen M. Ferrari, irmã de Izabelle, juntou-se ao grupo.

Além dos sábados, a exposição Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas poderá ser vista em outros dias da semana, porém mediante agendamento.

Conforme os organizadores, mais de 3,5 mil pessoas já visitaram o espaço desde 2021, incluindo alunos de escolas públicas e privadas.

Serviço:

Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas
Clube Gresfi (Av. JK, n.º 1.872 – Jardim América, Foz do Iguaçu)
Sábados, das 8h às 12h
Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento
Contato: (45) 99118-6715

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.