Festa na Vila! Celebre o Dia do Povo Paraguaio em Foz do Iguaçu

Rua Emílio de Menezes, na Vila Paraguaia, será fechada no sábado (17) para as comemorações do Dia do Povo Paraguaio.

No próximo sábado (17), a partir das 16h, a Rua Emílio de Menezes, na Vila Paraguaia, ficará interditada na quadra entre as ruas Chile e Bolívia. O bloqueio será por um bom motivo: as celebrações pelo Dia do Povo Paraguaio em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Paraguai: brasileiros lideram pedidos de residência no país

A festa típica, que já está em sua quarta edição, ocorre na semana em que o Paraguai comemora o aniversário da independência do país.

Divulgação do evento em Foz do Iguaçu
Cartaz de divulgação do evento em Foz do Iguaçu

O evento na Vila Paraguaia integra o calendário oficial do município e recebe o apoio de entidades como a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Fundação Cultural.

A programação tem como destaque apresentações de danças folclóricas e músicas do país vizinho, bem como a parte gastronômica.

De acordo com a organização, subirão ao palco em Foz do Iguaçu:

16h: Abertura, Pablo Medina e Camila Salina.
17h: Balé Folclórico de Presidente Franco.
18h: Grupo Escola Brasil e Paraguai.
19h: Grupo de Folclore de Ciudad del Este.
20h: Apresentação Latino-Americana.
21h: Pedro Balla.
22h: Encerramento.

Nas barracas montadas pela comunidade de imigrantes paraguaios em Foz do Iguaçu, o visitante poderá apreciar pratos como sopa paraguaia e chipa, ademais de empanadas, galeto. Além disso, haverá oferta de doces típicos.

Dia do Povo Paraguaio em Foz do Iguaçu

Instituído pela Lei Municipal n.º 5.041, de 23 de novembro de 2021, o Dia do Povo Paraguaio reconhece a contribuição paraguaia para Foz do Iguaçu.

De acordo com o histórico, cidadãos do país vizinho integram a vida da Terra das Cataratas desde o século 19, ainda antes da fundação da colônia militar.

Já a atual Vila Paraguaia possui origem mais recente, ligada ao período de construção da Ponte da Amizade (oficialmente inaugurada em 1965).

A festa pelo Dia do Povo Paraguaio em Foz do Iguaçu tem entrada gratuita, com participação aberta a todas as etnias e nacionalidades da fronteira.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.