Câmara aprova requerimento em que questiona ‘salto’ nos índices de mortalidade infantil em Foz

Vereadores reunidos em sessão plenária - Foto: Divulgação

Conforme o pedido de informações à prefeitura, percentual subiu de 8,8% no ano passado para 14% em 2021; a administração tem prazo para resonder.

A Câmara de Vereadores aprovou requerimento pedindo informações à prefeitura sobre o “salto” nos índices de mortalidade infantil em Foz do Iguaçu, na comparação entre o ano passado e 2021. A proposição foi votada na sessão desta quinta-feira, 21.

Esse indicador refere-se ao número de crianças que morreram antes de completar 1 ano de vida, para cada mil nascidas vivas, no período de 12 meses. É um importante indicativo da qualidade dos serviços de saúde, saneamento e educação de uma cidade, apontou a nota do Legislativo.

No requerimento, que partiu do vereador Cabo Cassol (Podemos), o Executivo é questionado sobre os motivos que levaram os índices de mortalidade infantil a “dar um salto comparando 2020 com 2021”. No ano passado, prossegue, “a taxa de mortalidade infantil era de 8,89%, com um total de 4.161 nascimentos, e em 2021 a taxa evoluiu assustadoramente para 14,37% de óbitos, com um número bem menor de nascimentos, 2.645”, expõe.

A administração municipal tem um prazo regimental de 30 dias para responder aos questionamentos e conteúdos do requerimento.

O pedido de esclarecimentos aprovado pelos vereadores ainda abrange:

  • quais são os mecanismos de gestão da saúde que o município utiliza para acompanhar e combater a mortalidade infantil; e
  • quais são os planos de ação programados para os próximos dois anos para reduzir a mortalidade infantil na cidade, considerando que relatório da Divisão de Vigilância Epidemiológica mostra altas desse indicador nas regiões dos distritos sanitários Norte, Sul, Leste e Nordeste – apenas o Distrito Oeste teve redução nos óbitos de recém-nascidos.

(Com informações da assessoria da Câmara de Veredores)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1465 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.