Legislativo homenageia 14 mulheres com Prêmio Mulher Destaque de 2022

O Dia Internacional da Mulher, na Câmara de Foz, foi marcado pela solenidade que homenageou 14 mulheres, indicadas pelos parlamentares.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Dia Internacional da Mulher, na Câmara de Foz, foi marcado pela solenidade que homenageou 14 mulheres, indicadas pelos parlamentares. O prêmio Mulher Destaque é fruto Lei Municipal nº 4.189, de 18 de fevereiro de 2014, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui.

A solenidade foi aberta e conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD). “ As mulheres contribuem significativamente com os avanços nas esferas familiar, econômica, governamental, cultural, governamental da nossa sociedade”.

“ É importante destacar que hoje temos três vereadoras, que formam a bancada feminina, fortalecendo a participação e a defesa de políticas públicas para as mulheres no legislativo”, acrescentou.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) usou a palavra em nome de todos os vereadores. “Fico feliz com a escolha das homenageadas. Continuamos em uma luta, em que a violência contra a mulher não pode ser esquecida e não podemos nos calar. Encerro minha fala pedindo paz ao mundo, que nós mulheres não larguemos as mãos umas das outras”.

Dia de luta

A Secretária Municipal da Saúde, Rosa Maria Jeronymo Lima, falou em nome do Poder Executivo. “Esse dia 08 de março é muito especial. Esse é um dia de luta. Gostaria muito de lembrar que precisamos seguir na luta, no nosso cotidiano. Ontem li que a cada 7 minutos em nosso país, uma mulher é estuprada e a cada 7 horas uma mulher é assassinada. Sempre temos uma notícia de que a mulher está sendo violentada de maneira grave. É no nosso cotidiano que sofremos algum tipo de violência, seja da mais sutil à mais grave. A Prefeitura de Foz hoje tem de suas 20 cadeiras, 7 mulheres ocupando esses espaços. Sou servidora há 30 anos e é a primeira vez que acontece. Avançamos, mas precisamos de mais”.

Entrega dos prêmios

Hoda Gebaei, homenageada pelo vereador Adnan El Sayed (PSD) – foi a primeira a receber o prêmio. Hoda é ativista das causas humanitárias em Foz. Ela atua na Associação Senhora Fátima, instituição que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

Através de minha voz quero que as demais mulheres se sintam representadas. Com muito orgulho que trabalho com ações sociais no Brasil, o país que me acolheu. Quero dedicar essa homenagem a todas as minhas colegas de associação, juntas realizamos trabalhos sociais no Jardim Jupira, no Bubas”, agradeceu.

Janaina Clara Nazario, homenageada pelo vereador Alex Meyer (PP) – Diretora do CEI Mamãe Carolina, ela faz parte da congregação Irmãs Beneditinas da Divina Providência desde 1977. Janaina também já foi missionária na Índia. “Acredito que esse é um momento memorável para todas as mulheres. Que todos nós que estamos aqui possamos deixar nosso legado, em qualquer canto”, agradeceu irmã Janaina.

Helena Cristina Alves Bragagnolo, homenageada pela vereadora Anice Gazzaoui (PL) – Desde 2018 Helena é idealizadora e coordenadora do projeto social Café Onco Foz, responsável por oferecer apoio emocional e alimentos ao setor de oncologia dos hospitais do município.

“O café Onco Foz começou pequeno e eu não tinha dimensão do que se tornaria o projeto. Estou muito orgulhosa de ser convidada por uma mulher e a vereadora Anice transborda muito amor e união entre as mulheres”, disse Helena.

Terezinha Zagotta Machado Pinezi, homenageada pelo vereador Cabo Cassol (Podemos)- Desde 2006 ela é Presidente da Associação dos Diabéticos de Foz, a Adifi, luta que começou desde quando descobriu que seu filho mais novo era diabético.

“Agradeço a todos pelo apoio e incentivo ao meu trabalho, pela causa, minha gratidão”, pontuou Terezinha.

Abilene Rodrigues, homenageada pelo vereador Dr. Freitas (PSD) – Ela é jornalista, já foi repórter da Gazeta do Iguaçu, criou a Revista Sobre Rodas e já prestou serviços para a Itaipu, onde acompanhou a implementação de programas sociais. Em 2019, ela passou a trabalhar com assuntos voltados ao desenvolvimento humano, em prol de famílias e das mulheres.

“Para mim é um sentimento enorme de compor esse grupo de mulheres destaque de 2022. Hoje estamos pensando e olhando para as mulheres e seus projetos de forma diferente”, agradeceu Abilene.

Ana Luzia Cardoso Passos, homenageada pelo vereador Galhardo (Republicanos) – Ela é empresária e realiza desde os anos 90 um trabalho social, auxiliando pessoas em situação de pobreza ou dificuldade, com olhar atento às dificuldades do outro.

Maria da Penha Souza Duarte, homenageada pelo vereador Jairo Cardoso (DEM) – Maria descobriu um câncer de mama em 2010 e em 2012 quando venceu a doença, e começou a evangelizar crianças. Passou a ser voluntária na Comunidade dos pequenos trabalhadores (CDPT), onde presta assistência religiosa e trabalha com a inclusão de crianças e adolescentes na sociedade. “Essa homenagem não é só minha, mas de todos os que fizeram e fazem essa história. Um reconhecimento por esses anos de trabalho, algo que nunca esperei, mas encheu meu coração de alegria”, disse Maria da Penha.

Dulce Wernke Zinn, homenageada pelo vereador João Morales (DEM) – Dulce é professora, atuou nas redes municipal e estadual por 37 anos. Foi fundadora e atualmente é presidente do projeto Aprendendo a Viver, que atende 180 crianças, adolescentes, adultos e idosos, na região de três Lagoas. Professora Dulce disse “agradeço às mulheres que estão sempre comigo, no Três Lagoas, no projeto Aprendendo a Viver”.

Viviane Mertig, homenageada pelo vereador Kalito (PSD) – Ela é liderança entre os coletores de materiais reciclados e uma das fundadoras da Cooperativa dos Agentes Ambientais (Coaafi). Viviane também integrou o Movimento Nacional e a Rede Latino Americana Catadores e está presente no Guia de Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos Municípios Brasileiros. “Estou muito emocionada, não esperava essa homenagem. Vocês não sabem a importância de as mulheres serem lembradas pelos seus feitos. Não cheguei aqui sozinha, muitas mulheres vieram comigo.

Patrícia Liliana Iunovich, homenageada pelo vereador Valdir de Souza Maninho (PSC) – Ela é jornalista, atua na profissão há 30 anos. Trabalhou em rádio, TV, impresso, setor público, foi professora universitária do curso de jornalismo da UDC e recentemente estava na superintendência de comunicação da Itaipu Binacional. Atualmente é superintendente de Turismo da Usina. “Quero prestar homenagem a todas as mulheres aqui presentes. Tomara que esse dia, que é muito mais de ativismo do que de comemoração, seja pleno, de revolução”, agradeceu.

Giovanna Salvatti Rafagnin, homenageada pelo vereador Ney Patrício (PSD) – Giovanna, conhecida como anfitriã de Foz, faz um trabalho de comunicação, promovendo o turismo, cultura e gastronomia da cidade. Por meio dele, ela dá visibilidade a pequenos prestadores de serviço da região e incentiva moradores locais a viverem a cidade. “Meu desejo é uma Foz mais chique, não pelo supérfluo, mas pelo atendimento, segurança e história, com a integração dos turistas com os moradores locais. Minha missão é fazer com que Foz seja o destino mais procurado do Brasil nas redes sociais”, disse Giovanna.

Amanda Caroline Camargo, homenageada pela vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP) – Amanda iniciou o projeto Natal Solidário em 2017. Como gerente da empresa Camis, ela e voluntários atenderam cerca de 1.500 crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, levando alimentos a quem mais precisa. Ela agradeceu: “Agradeço a todos que me apoiaram no projeto e as 1.500 que conseguimos levar dignidade”, disse Amanda.

Roseli Barquez, homenageada pelo vereador Rogério Quadros (PTB) – Roseli é servidora há 32 anos, ela integra a equipe de educação ambiental, da secretaria municipal de meio ambiente. Ela é co-autora de três livros sobre o tema e participou da elaboração dos documentos que integram a política municipal de meio ambiente. “Esse dia é reconhecido internacionalmente como dia de luta. Meu envolvimento é quase que 100% com mulheres. Quero dizer o quanto me sinto feliz em estar em grupo de mulheres”.

Mary Sandra Acosta, homenageada pela vereadora Yasmin Hachem (MDB) – Mary mora em Foz há 25 anos e atualmente trabalha em sua borracharia. Ela está sempre disposta a ajudar o próximo e inclusive já saiu de sua própria casa para abrigar família desalojada. “Agradeço a vereadora e a todos pelo reconhecimento”.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.