H2FOZ
Início » Política » O que acontece com o voto após encerramento da votação

Política

Impresso e totalização

O que acontece com o voto após encerramento da votação

Urna eletrônica apura o resultado da seção e imprime boletim com votos e número de eleitores, em cinco vias.

3 min de leitura
O que acontece com o voto após encerramento da votação
Detalhe de urnas em Foz, durante a organização do pleito - foto: Marcos Labanca/H2FOZ arquivo

Às 17h (horário de Brasília) do dia da eleição, a votação será oficialmente encerrada. Quem ainda estiver na fila nesse horário, porém, terá o direito de votar. Em seguida, começará a corrida da apuração.

Concluída a votação, a urna eletrônica apura os votos da seção e imprime o Boletim de Urna (BU). O documento apresenta o resultado da seção, com os votos atribuídos a cada candidatura e legenda, além do número de eleitores que compareceram.

Publicidade

São impressas, obrigatoriamente, cinco vias do BU. Uma delas é afixada na porta da sala onde funcionou a seção eleitoral, explica o Superior Tribunal Eleitoral (STE).

Resultado e transmissão dos dados

Depois da impressão do BU, a mídia de resultado, dispositivo removível que armazena os dados da votação, é retirada da urna e encaminhada às juntas eleitorais. Os dados são, então, transmitidos aos sistemas da Justiça Eleitoral.

A urna eletrônica não possui conexão com a internet nem com outras redes de dados. Por isso, a transmissão é realizada por uma rede de comunicação utilizada especificamente para essa finalidade. Em locais de difícil acesso, são adotados procedimentos próprios para o envio dos dados.

A mídia de resultado contém o BU em formato digital, com os votos atribuídos a cada candidatura e legenda, sem qualquer relação entre o eleitor e o voto. O arquivo também informa a seção eleitoral e a urna que emitiram o BU, além do número de eleitores que compareceram e votaram.

Conferência e totalização

Antes da totalização, os sistemas da Justiça Eleitoral verificam a autenticidade e a integridade dos arquivos. Uma das etapas é a conferência da assinatura digital, a qual confirma que o resultado foi produzido pela urna eletrônica cadastrada para aquela seção.

Após as verificações, os resultados são incorporados à totalização. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado consolidado e os dados de cada seção eleitoral, permitindo a conferência dos resultados que compõem a totalização.

Publicidade

Em resumo, depois das 17h, a votação é encerrada; o resultado da seção é apurado; o Boletim de Urna é impresso; os dados são gravados na mídia de resultado; o arquivo é transmitido; sua autenticidade é verificada; e o resultado é incorporado à totalização.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Paulo Bogler

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário