Prieto vence em Ciudad del Este. Partido Colorado conquista 160 das 261 cidades

Das três maiores cidades paraguaias, o partido venceu em Assunção, mas não conseguiu tirar da oposição Ciudad del Este e Encarnación.

Apoie! Siga-nos no Google News

Das três maiores cidades paraguaias, o partido venceu em Assunção, mas não conseguiu tirar da oposição Ciudad del Este e Encarnación.

Cerca de 60% dos eleitores com direito a votar participaram das eleições de domingo, no Paraguai. Nas maiores cidades do país, inclusive Assunção, os eleitores decidiram reeleger prefeitos, informa a Agência IP.

O Partido Colorado, que apenas por curtos períodos não governou o Paraguai, ficou com as prefeituras de 160 das 261 cidades do país. O Partido Liberal, o maior da oposição, conquistou 64, enquanto as alianças e coligações ficaram com 37 municípios, informa por sua vez o jornal Última Hora.

Os eleitores de Assunção reelegeram o atual prefeito. O Partido Colorado ficou com 160 prefeituras.

Das maiores cidades paraguaias, o Partido Colorado só não elegeu os prefeitos de Ciudad del Este e de Encarnación. Mas ficou com Assunção, onde reelegeu Óscar Nenecho Rodrigues, acusado e investigado por compras irregulares superfaturadas durante o período da pandemia.

Em Ciudad del Este, capital do departamento de Alto Paraná, votaram 59,05% dos eleitores habilitados. A maioria, 62%, reelegeu Miguel Prieto. Ulisses Quintana, do Partido Colorado, ficou com apenas 27,1% dos votos, embora contasse com apoio do poderoso ex-presidente Horacio Cartes.

Em Encarnación, Luis Yd vai permanecer na Prefeitura, depois de vencer o colorado César Rojas.

Para compensar, o Partido Colorado voltou ao poder, depois de 26 anos, no município de Concepción, onde foi eleito Bernardo Villalba Ayala, apoiado por Horacio Cartes.

CIUDAD DEL ESTE

O prefeito reeleito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, logo depois de saber o resultado, deu entrevista dizendo que “os novos vereadores terão que viver de seus salários, acabaram as extorsões”, reconhecendo assim que esta foi uma prática da legislatura anterior.

Ele admitiu que, na sua gestão, houve erros e que “até hoje continuo sendo atacado por esses erros, cometidos por funcionários. Eu confio muito nas pessoas, mas se encontrarem um erro pelo qual eu deva ir preso, eu vou pagar como um cavalheiro”, disse, ainda, conforme o jornal La Clave.

Prieto fez duas promessas principais para a nova gestão: mudanças no microcentro, onde fica o comércio que atende os turistas, para melhorar a imagem da cidade; e melhorar o transporte coletivo, que considera “uma porcaria”.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.