H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Pelo Paraná

Blog Pelo Paraná: Verão Maior, Alinhados, Polo Turístico, Colégio de Cirurgiões, Inadimplência, Mais novo e Bolsonaro em Curitiba

(Foto: Divulgação )

Verão Maior

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, acompanhou na última semana algumas ações do Verão Maior, promovido pelo governo em parceria com as prefeituras, nas praias do litoral e também no interior. "Durante a  temporada de calor, o governador Ratinho Júnior determinou uma programação especial com ações das secretarias que seguem até 1º de março. A estrutura melhora o atendimento dos veranistas que passam a estação mais quente do ano no Paraná. Importante para fomentar o turismo, movimentar a economia do litoral e dar assistência à população", disse.

Destaques

Guto Silva aponta como alguns destaques o reforço no efetivo policial para garantir mais segurança e o trabalho do corpo de bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar que oferece o suporte para salvar vidas. Foram 33 salvamentos, em 17 dias de operação. Para o entretenimento, tem as atividades de esporte e lazer nas areias da praia e shows nacionais gratuitos. "Além disso, o Instituto Ambiental do Paraná atesta semanalmente a balneabilidade da água, que está própria para banho, e refrescar o calor da temporada. Enquanto os veranistas se divertem e aproveitam a folga, o Estado trabalha dando todo suporte para melhor comodidade".

Queda

O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanelllo, aponta a redução da mortalidade infantil nas três Upas (unidades de pronto atendimento) de Cascavel. "Cascavel tem o menor índice de mortalidade da história. Em 2017, foram 194.907 atendimentos nas três Upas com 238 óbitos, um índice de mortalidade de 0,12%. Em 2019, passaram para 278.686 atendimentos e 180 óbitos, ou seja, um índice de mortalidade de 0,06%. Os atendimentos aumentaram e as mortes diminuíram", diz

Motivo

O aumento no atendimento e a queda da mortalidade infantil, segundo Stefanello, são reflexos dos investimentos em saúde do governo Paranhos, da qualidade e da capacidade dos servidores das Upas, das diversas reuniões com a 10ª Regional de Saúde/Estado, o Consamu, o Ministério Público, os prestadores hospitalares e até as cobranças da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. "A saúde pública é progressiva, os resultados aparecem no devido tempo, com esforços mútuos. Há ainda muito o que melhorar, mas não podemos deixar de comemorar os avanços já conquistados", disse.

Alinhados

O deputado Husseun Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa, se reuniu com o secretário Hudson José (Comunicação e Cultura) e destacou a importância da parceira entre os deputados e o Estado. "Estamos alinhados e traçando objetivos conjuntos para 2020. Essa parceria só fortalece a importante ligação que o Legislativo tem que ter com o Governo".

Capacidade

Bakri ainda destacou o trabalho que Hudson José realizou frente da pasta que teve orçamento reduzido em 2019. "Sabemos das dificuldades que o secretário Hudson José enfrentou, com orçamento menor que outros governos e um trabalho grande para fazer em prol dos paranaenses, mas, fechou o ano com excelentes resultados".

LED em Londrina

O prefeito Marcelo Belinati (PP) comemora o avanço feito na iluminação pública em Londrina. Esta semana a marca dos 10 mil pontos de iluminação LED nas ruas foi superada. A prefeitura chegou a 10 mil e 85 unidades instaladas, incluindo praças e distritos rurais. A primeira fase do programa, começou em fevereiro de 2019, prevê a instalação de 23.344 luminárias até o final de 2020, com um investimento de R$ 52,7 milhões.

Polo Turístico

A prefeitura de Cianorte pretende expandir a capacidade turística da Capital do Vestuário e região. “A partir de um estudo detalhado, acreditamos que a região, conhecida por Corredores das Águas, pode ser dividida em cinco polos. Cianorte será um deles, visto as suas potencialidades e o amadurecimento do setor”, propôs a presidente da Retur. Wanda Pille. A sugestão foi bem recebida pela prefeitura e a região deve denominada de “Polo Turístico Cinturão Verde”.  

Colégio de Cirurgiões

Pela primeira vez, em 90 anos da entidade, um médico do sul do Brasil assume a presidência do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O professor de cirurgia da UFPR e da PUC-PR, Luiz Carlos Von Bahten, foi eleito presidente nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O mandato segue até 2021.

Inadimplência

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor revelou que em 2019, subiu para 65,6% o número de famílias com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação da casa.

Basquete

A seleção masculina de basquete iniciará ano com jogo em São José dos Pinhais. O Ginásio de Esportes Max Rosenmann vai ser o palco de duelo contra o Uruguai no 21 de fevereiro.
 
PT vai de padre

O padre Leomar Montanha é único pré-candidato a prefeito de Maringá pelo PT. Montanha, inclusive, já participou de duas reuniões do diretório e tem o apoio de todas as correntes políticas

Mais novo

O advogado Thiago Paiva dos Santos, 34 anos, é o mais novo juiz no TRE-PR. Ele foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro após lista tríplice do Tribunal de Justiça do Paraná, previamente endossada pelo TSE e pelo ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública). Paiva foi nomeado no dia 26 de novembro e tomou posse no dia 2 de dezembro. O mandato é de dois anos. O principal desafio do novato, logo de cara, será combater as fake news nas eleições municipais de 2020. Apesar da pouca idade, Paiva, que já venceu um câncer e inúmeros desafios na carreira, se diz preparado.

"Sem mais ou menos"

“Fico feliz que os tribunais tenham dado essa oportunidade para alguém da minha geração. A gente não aceita mais que as coisas sejam mais ou menos no Brasil. Queremos tudo perfeito, é esse o sentimento dos mais jovens. Essa pode ser uma oportunidade única para mostrar ao que viemos”, sustenta o juiz.

Bolsonaro em Curitiba

Está marcado para o dia 1º de fevereiro, um sábado, em Curitiba, o evento da Aliança pelo Brasil, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. O presidente vai rodar 21 capitais para coletar as 491,9 mil assinaturas necessárias para colocar o partido de pé a tempo de estrear nas eleições municipais de outubro

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

X