Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Com recorde em junho, Aeroporto de Foz do Iguaçu bate um milhão de passageiros em 2025

Reportagem Especial

Dados da aviação

Com recorde em junho, Aeroporto de Foz do Iguaçu bate um milhão de passageiros em 2025

Esta é a primeira vez, desde a pandemia, que o aeroporto ultrapassa a marca de um milhão de passageiros nos seis primeiros meses do ano.

3 min de leitura
Com recorde em junho, Aeroporto de Foz do Iguaçu bate um milhão de passageiros em 2025
O terminal de Foz do Iguaçu registrou, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 11,2% no movimento de passageiros em comparação ao mesmo período de 2024. Foto: Motiva/Divulgação

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu registrou 1.066.581 embarques e desembarques no primeiro semestre de 2025. Os dados — extraídos do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) — mostram um aumento de 11,2% em relação aos obtidos no mesmo período do ano passado. O levantamento leva em consideração apenas o campo “passageiros pagos”.

Leia também:
Aeroporto de Foz do Iguaçu é o mais “eficiente” do Brasil

Ao todo, o terminal realizou 526.746 embarques e 539.835 desembarques. Esta é a primeira vez, desde a pandemia, que o aeroporto ultrapassa a marca de um milhão de passageiros nos seis primeiros meses do ano. O fluxo de quase 165 mil pessoas em junho alavancou esses números, configurando o maior da série histórica disponibilizada pela ANAC — que contabiliza dados desde 2000.

Somente em junho, o terminal registrou um incremento de 17,6% em comparação com 2024. Anteriormente, o recorde era de 2018, quando pouco mais de 150 mil embarques e desembarques ocorreram naquele mês. Além disso, maio também apresentou números positivos, com aumento de 13,1% se comparado com o mesmo mês do ano passado.

Publicidade

Números abaixo do pré-pandemia

Contudo, os impactos da pandemia de covid-19 ainda afetam a série histórica: em 2021, o aeroporto atingiu seu ponto mais baixo, com apenas 334 mil passageiros no primeiro semestre — queda de 43% em relação ao primeiro semestre do ano anterior, que já havia sofrido retração de 47%.

O total de passageiros neste ano ainda permanece um pouco abaixo dos níveis pré-pandemia: no primeiro semestre de 2019, o aeroporto recebeu 1.108.256 viajantes. Entretanto, maio e junho registraram crescimentos expressivos — respectivamente 14,4% e 13,1% frente a 2019.

Publicidade

Dessa forma, caso o terminal mantenha o ritmo de crescimento, há chances reais de superar, ainda em 2025, a marca histórica de 2,3 milhões de passageiros, registrada em 2019.

Rotas

No primeiro semestre de 2025, o terminal de Foz do Iguaçu operou dez rotas regulares. Mais de 70% dos viajantes se concentraram nas viagens de ida e volta para São Paulo e Rio de Janeiro. Destaca-se o movimento no Aeroporto de Guarulhos, por onde passaram 424 mil passageiros nesse período. Na sequência aparecem Rio de Janeiro e São Paulo (Congonhas). Apenas uma rota internacional esteve disponível nos primeiros seis meses de 2025: Santiago, no Chile, atendida pela companhia JetSmart.

Publicidade

Confira a lista completa:

Por fim, para este segundo semestre, Foz do Iguaçu contará com mais dois voos diretos, anunciados recentemente pela companhia aérea Latam. A partir de outubro, entrará em operação a rota Foz do Iguaçu–Brasília. Por fim, em novembro, será inaugurado o voo direto entre Foz do Iguaçu e Fortaleza.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Vacy Álvaro

Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.

Deixe um comentário