Apesar de ser responsável apenas pelo 22.º maior fluxo de passageiros no primeiro semestre, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu se destaca em um quesito primordial. Conforme dados do Relatório de Demanda e Oferta, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o terminal apresenta um índice de eficiência superior a 85,7%. Dessa forma, lidera esse ranking entre os 50 mais movimentados do país.
Leia também:
Com recorde em junho, Aeroporto de Foz do Iguaçu bate um milhão de passageiros em 2025
O índice de eficiência é calculado com base na relação entre o número de passageiros transportados (1.066.581) e o total de assentos disponíveis (1.245.032) nos voos ofertados. Com esse desempenho, o aeroporto da fronteira supera hubs tradicionais, como Guarulhos, Florianópolis e Brasília. Com isso, o equipamento otimiza o uso dos assentos disponíveis nas aeronaves e demonstra sinergia entre demanda, oferta e gestão de voos.
Aeroportos mais movimentados de 2025
De fato, desde 2022, a movimentação de passageiros no aeródromo vem crescendo em ritmo acelerado. Na comparação entre os primeiros semestres de cada ano, em 2023 o número já havia subido 46,4%, seguido por um crescimento mais moderado de 1,8% em 2024.
Os números do semestre posicionam o Aeroporto de Foz do Iguaçu como o 22.º mais movimentado do Brasil. O terminal ocupa a quinta posição no Sul do país, atrás de Porto Alegre (RS), São José dos Pinhais (PR), Florianópolis (SC) e Navegantes (SC). Em seguida, Maringá aparece no ranking regional, ocupando também a 30.ª posição nacional.