Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Hospital Costa Cavalcanti utiliza técnica inovadora para tratar câncer

Saúde

Hospital Costa Cavalcanti utiliza técnica inovadora para tratar câncer

Procedimento permite aplicar uma dose alta de radiação em tumores sem atingir tecidos vizinhos.

3 min de leitura
Hospital Costa Cavalcanti utiliza técnica inovadora para tratar câncer
Na imagem é possível ver o ponto focal da aplicação, em vermelho, sem atingir os tecidos vizinhos. Foto: Divulgação HMCC
Publicidade

Uma técnica moderna e não invasiva para o tratamento de câncer vem sendo utilizada no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Inovador, o procedimento chamado Radioterapia Estereotática Fracionada Corpórea (SBRT, na sigla em inglês) permite aplicar uma dose alta de radiação no tumor sem atingir tecidos vizinhos.

A primeira paciente atendida com a técnica tem 66 anos e faz tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para câncer de pulmão. A técnica, que vem sendo usada em grandes centros para tratar o câncer, possibilita solucionar problemas associados às variações de posição do paciente e aos movimentos respiratórios.

Publicidade

Por meio do procedimento, os médicos conseguem saber exatamente em que posição o tumor está localizado, com uso do cone-beam CT-4D, tomografia feita em tempo real, que permite o ajuste fino no posicionamento, proporcionando mais segurança. Isso se deve ao novo acelerador linear instalado no hospital ano passado, após convênio assinado com a Itaipu Binacional.

Hospital_Costa-Cavalcanti
O procedimento é realizado com o Acelerador Linear. Foto: Divulgação HMCC

O físico-médico Rodrigo Vieira Barreto Valente explica que a técnica é tão eficaz que em apenas três aplicações se chega a um resultado e se supera uma média de 30 sessões. “Isso significa um tratamento altamente efetivo, com uma redução considerável dos efeitos colaterais, além de benefício para a qualidade de vida da paciente e um maior custo-efetividade.”

Indicações

De acordo com Valente, o procedimento não é indicado para todos os pacientes. Para aplicação da técnica, é preciso, inicialmente, analisar uma série de fatores, como o tamanho do tumor, estado da pessoa, entre outras coisas que podem influenciar no resultado esperado, menciona.

Publicidade

Médico radioterapeuta, Victor Emmanuel destaca a evolução da radioterapia no hospital nos últimos anos. “Esta é uma técnica que já está sendo empregada na Europa, Ásia e América do Norte, e nos principais hospitais do nosso país, e agora chegou ao HMCC.”

A radioterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza radiação ionizante para destruir células cancerosas ou impedir que elas se multipliquem. É uma técnica indolor e com efeitos colaterais leves em boa parte dos pacientes.

Publicidade

No Hospital Costa Cavalcanti, o equipamento utilizado para o tratamento, bem como essa nova técnica empregada, estão disponíveis a todos os pacientes do SUS e de convênios, assim como aos particulares, segundo critérios e indicação do médico radioterapeuta.

Diretor-técnico do HMCC, Júlio Cézar Batista informa que a dose de radiação usada é segura e eficaz, aplicada com um sistema de imagens de alta qualidade para uma definição precisa do alvo e dos tecidos sadios, que devem ser protegidos. “É realmente uma revolução nos tratamentos realizados”, frisa.

Passo a passo

O procedimento segue as seguintes etapas:

  • imobilização adequada do paciente;
  • posicionamento de acordo com o cone-beam CT, realizado em tempo real;
  • com todo o desenho feito no equipamento, inicia-se a aplicação da radiação em um volume-alvo bem definido.
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.