Exame confirmou a morte de um morador de Foz do Iguaçu por intoxicação decorrente de metanol, que teria ingerido bebida alcoólica em sua residência. Diante disso, autoridades sanitárias dão sequência às apurações.
Conforme a prefeitura, o procedimento adotado pela Secretaria Municipal de Saúde foi a visita em domicílio do paciente, identificando a bebida ingerida. A Vigilância Sanitária, com o Ministério da Agricultura e Pecuária, inspecionou o local da venda e interditou o lote do produto, encaminhando-o para análise.
O homem, de 55 anos, foi atendido, no último dia 14, na UPA João Samek, mas faleceu. O município afirmou que acionou o protocolo de investigação indicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Intoxicação por metanol
Outra suspeita de óbito por metanol segue sendo apurada. Trata-se de um homem de 47 anos encontrado morto em sua residência.
“O antídoto, em novas suspeitas, já foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde”, informou a prefeitura.
É necessário reforçar a atenção, evitando o consumo de bebidas sem procedência, especialmente as vendidas a granel, sem rótulo, sem registro de fabricação ou com preços muito abaixo do valor de mercado, orientou a gestão.
De acordo com o município, as inspeções em comércios, por meio de órgãos fiscalizadores, foram intensificadas. Moradores podem denunciar suspeita de venda de bebidas irregulares à Vigilância Sanitária, Procon ou pelos canais oficiais da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
- Assista ao vídeo do secretário municipal de Saúde, Fábio de Melo:


