Rádio Clube
H2FOZ
Início » Saúde » Prefeitura revoga vacinação obrigatória contra covid-19 para servidores em Foz

Saúde

Prefeitura revoga vacinação obrigatória contra covid-19 para servidores em Foz

A norma exigia a vacina e doses de reforço contra a doença para empregados da prefeitura, fundações e autarquias.

2 min de leitura
Prefeitura revoga vacinação obrigatória contra covid-19 para servidores em Foz
A doença causou emergência global em saúde - foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

A prefeitura revogou o decreto que instituía a vacinação obrigatória contra a covid-19 para servidores municipais em Foz do Iguaçu. A publicação está no Diário Oficial desta sexta-feira, 14.

A norma, assinada pelo prefeito Joaquim Silva e Luna (PL), revoga uma determinação de agosto de 2021, no âmbito da emergência em saúde contra o coronavírus. Até então, era exigida a vacina e as doses de reforço preconizadas pela saúde pública.

Publicidade

A vacinação era obrigatória para “empregados públicos municipais da administração direta e indireta”, conforme o decreto agora revogado. A medida alcançava profissionais da prefeitura, fundações e autarquias.

A gestão anterior, ao exigir a vacinação, baseou a determinação em entendimento emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o STF, “autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, a determinação de realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas.”

Desde o primeiro caso, Foz do Iguaçu soma mais de 85 mil diagnósticos positivos de covid-19. Na cidade, foram mais de 1,3 mil vidas perdidas em decorrência da infecção pelo coronavírus. A vacina foi considerada pelas autoridades sanitárias a principal barreira contra a doença no mundo.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.