Rádio Clube
H2FOZ
Início » Saúde » Audiência em Foz do Iguaçu aponta ações para uso medicinal da Cannabis

Saúde

Audiência em Foz do Iguaçu aponta ações para uso medicinal da Cannabis

Criação de lei e de um centro de referência municipais, além de apoio para pesquisas, foram algumas deliberações aprovadas na Câmara de Vereadores.

2 min de leitura
Audiência em Foz do Iguaçu aponta ações para uso medicinal da Cannabis
Participaram médicos, pesquisadores e membros de associações que atuam no tema - foto: Marcos Labanca

A Câmara de Vereadores sediou em Foz do Iguaçu audiência pública para discutir os benefícios do uso medicinal da Cannabis. A intenção foi de ampliar o diálogo e esclarecer sobre os benefícios terapêuticos da planta.

LEIA TAMBÉM:
Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal será em Foz do Iguaçu
Pesquisa em Foz do Iguaçu verifica efeitos do extrato de cannabis em cães com osteoartrite

Publicidade

A iniciativa foi proposta pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD), tendo a participação do deputado estadual Goura (PDT) e do fundador do Instituto Cannabis Sativa – Cativa, Raby Khalil. Contribuíram, ainda, médicos, pesquisadores e membros de associações sobre o tema.

Entre os encaminhamentos, que serão analisados e propostos em conjunto com os vereadores Kalito, Adnan El Sayed (PSD) e Edivaldo Alcântara (PTB), estão pleitos para:

  • criação de um Centro de Referência no município, pelo Poder Executivo;
  • apresentação de um projeto de lei, por parte da prefeitura, tratando do uso medicinal da Cannabis;
  • pedido de maior apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia as pesquisas na área; e
  • realização de conferência municipal para deliberações sobre o assunto.

“São três horas que ficamos debatendo aqui. Agradeço quem veio de longe para trazer esses conhecimentos e aos aqui de Foz que também estiveram conosco”, disse o vereador Kalito Stoeckl.
Expositores compartilharam conhecimentos sobre os canabinoides, durante a audiência pública em Foz do Iguaçu. A ênfase foram os benefícios do canabidiol (CBD) e do Tetrahidrocanabinol (THC) para tratamentos de diversas condições médicas.

Foram expostos casos clínicos que tiveram evoluções positivas com as propriedades medicinais da planta, em usos isolado e full spectrum (extrato completo da planta), conforme a Câmara de Vereadores. Em todo o país, são empreendidas pesquisas e uso dos canabinoides para a saúde.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) mantém, em Foz do Iguaçu, o Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica. De caráter multiusuário, e desenvolve pesquisa clínica com intervenção farmacológica com derivados da Cannabis sativa em doenças neurológicas e projetos.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.