Batalhão de Fronteira inaugura nova sede em Guaíra

Corporação policial também recebeu duas embarcações blindadas, adquiridas pela diretoria brasileira de Itaipu.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foi inaugurada em Guaíra, nessa sexta-feira (7), a nova sede da 2.ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do Paraná. O investimento, orçado em R$ 26,7 milhões, veio dos cofres da diretoria brasileira de Itaipu.

Leia também:
Ministros do Mercosul definem medidas conjuntas contra o crime

De acordo com a binacional, a nova estrutura custou R$ 22,7 milhões, com o valor restante tendo sido usado para a aquisição de duas embarcações blindadas, especiais para o patrulhamento das águas fronteiriças do lago de Itaipu.

Embarcações auxiliarão no patrulhamento de uma área considerada sensível para a segurança nacional. Foto: Giovani Trebien/Itaipu Binacional
Embarcações auxiliarão no patrulhamento de uma área considerada sensível para a segurança nacional. Foto: Giovani Trebien/Itaipu Binacional

Com 5,5 mil metros quadrados de área construída, a nova sede fica em um terreno doado pela Prefeitura de Guaíra. A edificação inclui alojamento, refeitório, academia, auditório, centro operacional, canil, piscina para treinamento e pista de atletismo.

Já as embarcações têm oito metros de comprimento, capacidade para transportar até 12 pessoas e equipamentos com tecnologia de ponta, como câmera termal, sonar, radar e GPS.

“A parceria com o setor de segurança é determinante para a vida da usina de Itaipu. Portanto, estamos falando de uma troca, não de um favor. Essa é uma parceria que interessa a todos”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, em discurso durante a inauguração.

Sobre o BPFron

A 2.ª Companhia do BPFron atua em três frentes: o Pelotão do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), que faz o policiamento embarcado no lago de Itaipu; a Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicleta (ROCAM), que faz o policiamento terrestre; e o Pelotão de Operação com Cães (POC).

Autoridades durante a inauguração da nova sede. Foto: Giovani Trebien/Itaipu Binacional
Autoridades durante a inauguração da nova sede. Foto: Giovani Trebien/Itaipu Binacional

Além de Guaíra, a corporação, criada em 2012, conta com unidades em Marechal Cândido Rondon (1.º Batalhão) e Santo Antônio do Sudoeste, totalizando 226 policiais. Atende 139 municípios e uma população de 2,5 milhões de habitantes.

(Com informações de Itaipu Binacional)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.