Brasileiro é assaltado com arma de fogo dentro de loja de Ciudad del Este

A loja onde ocorreu o assalto. Foto: Polícia Nacional/La Clave

Ele foi levado até lá por um falso “guia de compras”, o chamado “pirañita”.

Por mais que as autoridades paraguaias digam que estão atentas à ação dos “pirañitas”, aqueles “guias de compras” que indicam lojas para os turistas brasileiros, eles continuam a fazer vítimas.

A última foi o turista identificado como Jean Barbosa Sandoval, de 41 anos, segundo notícia publicada no jornal La Clave, de Ciudad del Este.

Jean percorria as lojas do centro comercial, na tarde de sexta-feira, 18, quando foi abordado por um “pirañita”, que lhe indicou – e ele concordou em ir lá – uma loja localizada no Shopping Vendome.

Quando os dois chegaram à loja “Mundo do Sky Shop”, o suposto responsável pelo comércio atendeu Jean. Mas, no mesmo instante, um cúmplice dele abordou Jean com uma arma de fogo, exigindo que lhe entregasse seu celular desbloqueado, para fazer uma transferência bancária, como consta no boletim policial.

Como o turista se negou a fazer isso, eles pegaram à força os R$ 300 que tinha na carteira, um cartão de crédito e uma chave. Jean conseguiu escapar, depois disso, e procurou a polícia para fazer a denúncia.

O boletim policial informa que a vítima reconheceu um dos bandidos. Seria Luis Gustavo Casco, já conhecido da polícia por se fazer passar como “guia de compras” para a seguir, em cumplicidade com alguns lojistas, assaltar turistas.

CUIDADO COM ALGUNS SHOPPINGS E LOJAS

O Shopping Vendome, onde fica a loja em que o turista foi assaltado, é um dos locais que concentram lojas já denunciadas por turistas, vítimas de golpes e até de roubos.

A relação de lojas, galerias e shoppings constam de um alerta aos turistas divulgado pela Polícia Nacional do Paraguai em fevereiro do ano passado. E continua valendo. Confira matéria da época:

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->