A Alfândega da Receita Federal do Brasil (RFB) reteve 380 partes de canetas emagrecedoras ao longo de uma fiscalização de rotina realizada na tarde de segunda-feira, 20. A vistoria foi feita em uma transportadora localizada às margens da BR-277, em Foz do Iguaçu.
Os volumes chamaram atenção dos servidores durante a inspeção no depósito da empresa e foram encaminhados para conferência na alfândega.
Na análise da carga, os fiscais constataram que a remessa continha apenas as estruturas das canetas, sem o medicamento e sem as agulhas utilizadas para aplicação.
Canetas emagrecedoras
A Receita informou que as embalagens indicavam que os produtos seriam de fabricação suíça e apresentavam acabamento sofisticado. No entanto, a ausência dos componentes essenciais para o funcionamento das canetas levanta indícios de que as estruturas poderiam ser utilizadas para montagem posterior e comercialização como produtos de marca estrangeira, sem comprovação de procedência.
“Apesar das embalagens apresentarem acabamento sofisticado e indicarem fabricação suíça, a ausência do medicamento e das agulhas levanta indícios de que os produtos não possuíam procedência comprovada”, enfatizou a Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Todo o material foi apreendido e permanecerá sob custódia da Alfândega da Receita Federal, que dará continuidade aos procedimentos legais cabíveis.

