Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Chave PIX: policiais militares são alvo de ação do GAECO

Segurança Pública

Chave PIX: policiais militares são alvo de ação do GAECO

Eles são acusados de exigir propina de muambeiros para não apreender mercadorias ilegais; dois foram presos em flagrante

2 min de leitura
Chave PIX: policiais militares são alvo de ação do GAECO
Objetos e dinheiro foram apreendidos na ação. Foto: Divulgação GAECO
Publicidade

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, cumpriu, na manhã desta quinta-feira, 6, um total de 13 mandados de busca e apreensão contra nove policiais militares e outras quatro pessoas, incluindo um policial militar exonerado.

A ação foi desencadeada em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Joinville (SC), em endereços vinculados aos policiais e pessoas alvo da organização, bem como na sede do Destacamento da Polícia Militar de Santa Terezinha.

Publicidade

Dois policiais militares foram presos em flagrante pela prática de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

Publicidade

Os policiais militares são acusados de cobrar propina de muambeiros para não apreender mercadorias contrabandeadas ou sem o devido pagamento de impostos. Eles foram afastados da função.

Operação GAECO
Ação foi realizada nos endereços de policiais e de outras quatro pessoas. Foto: Divulgação GAECO

Os valores, repassados via PIX, estavam sendo transferidos para pessoas que faziam parte da quadrilha, as quais posteriormente remetiam o dinheiro para contas de familiares dos policiais. 

Publicidade

Na mesma operação, equipes do GAECO ainda cumpriram oito mandados de afastamento da função pública e medidas cautelares contra os policiais militares e outros 13 mandados de busca pessoal.

Celulares, documentos e computadores apreendidos

As ordens foram deferidas pelo juízo da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual do Paraná e executadas nas residências dos investigados. Foram recolhidos aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e objetos ilícitos, a fim de auxiliar na apuração.

Publicidade

Essa foi a segunda fase da operação denominada Chave PIX. A primeira ocorreu em 11 de dezembro de 2023, contra dois policiais militares e outras três pessoas.

Na ocasião, o GAECO averiguou a possível existência da organização criminosa, possibilitando a oitiva de mais de cem pretensas vítimas e a identificação de outros policiais militares e particulares envolvidos no esquema.

Foram identificados a prática dos crimes de corrupção ativa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Os policiais exigiam a cobrança de propina na BR-277 próximo a Santa Terezinha de Itaipu.

Denúncias

O Núcleo Regional do GAECO/Foz do Iguaçu recebe informações e denúncias pelo telefone

(45) 3308-1344 e/ou pelo e-mail gaeco.foz@mppr.mp.br.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br