Forças de segurança apreendem quase 200 toneladas de maconha no semestre

Foz do Iguaçu reteve 10,5 toneladas da erva; no estado, volume é recorde em dez anos, representando aumento 60%.

Apoie! Siga-nos no Google News

Nos primeiros seis meses, as forças de segurança do Paraná apreenderam a maior quantidade de maconha para um primeiro semestre dos últimos dez anos em 2023. Foram retidas 188,8 toneladas da erva.

LEIA TAMBÉM: MPF pede pagamento de R$ 3 milhões de grupo que trazia agrotóxico do Paraguai

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) contabiliza aumento de 64,5%, ao comparar os primeiros seis meses do ano passado. O levantamento é do Centro de Análise, Planejamento e Estatística.

O comparativo é bem expressivo em relação a anos anteriores, abrangendo primeiros semestres:

  • 2021: 128,4 toneladas;
  • 2020: 109,6 toneladas; e
  • 2014 a 2018: 43 toneladas na média.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, avalia que as apreensões representam aumento da sensação de segurança por parte da população. Seria resultado de “investigações, policiamento e trabalho de inteligência”, analisa.

Para ele, a atuação integrada e operações com outros estados são preponderantes. “Estamos conseguindo interromper melhor a cadeia do tráfico. As drogas estão relacionadas com outros tipos de crimes”, frisou.

Forças de segurança e apreensões

A maior quantidade de apreensão da droga no Paraná foi em junho, com 56,5 toneladas capturas. Em apenas uma ação, por exemplo, a Polícia Militar localizou quatro toneladas de maconha em São José das Palmeiras, na Região Oeste do Estado.

No Oeste, foram 10,5 toneladas em volume de retenções na cidade de Foz do Iguaçu. Na vizinhança, Guaíra totalizou 11,9 toneladas, Toledo, 9,7 mil quilos , e Cascavel, 17 toneladas.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Simplicio Diz

    Não estranhem se um simpático ministro andar devolver essa droga aos donos, alegando q não tinham mandado pra essa execução.

Comentários estão fechados.