A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu ganhou reforço de 56 novos agentes, que começarão a atuar nas ruas da cidade na próxima quarta-feira, 29 de outubro. A cerimônia de formatura da quinta turma será realizada nesta sexta-feira, 24, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a presença do prefeito, Joaquim Silva e Luna, e de autoridades locais.
A nova turma é composta por 23 mulheres e 33 homens e se soma à trajetória da corporação, que já formou grupos nos anos de 1994, 1995, 1998 e 2003. O baile de formatura acontecerá no domingo (26).
O curso de formação profissional teve mais de seis meses de duração, iniciado em abril, totalizando 874 horas de aulas — 422 teóricas e 452 práticas. As disciplinas foram ministradas por 26 instrutores, entre servidores da própria Guarda, profissionais de outras secretarias e especialistas convidados.
“Essa é a primeira turma formada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu (Cefor). Nossos guardas contribuíram para entregarmos o melhor recurso humano à segurança pública do município”, destacou o secretário de Segurança Pública, Paulo Tinoco.
Novos guardas municipais
O plano pedagógico foi aprovado pela Polícia Federal, assegurando aos formandos o porte funcional de arma de fogo. Durante o treinamento, cada aluno realizou 280 disparos com pistola calibre .380, 120 com revólver e 30 com carabina calibre 12, sob supervisão técnica.
Além das aulas práticas e teóricas, eles participaram de cursos complementares de condução de viaturas policiais e embarcações públicas, além de palestras, visitas a espaços públicos e plantões supervisionados.
A formação seguiu as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).


