GAECO prende 3 policiais do BPFron em Foz do Iguaçu em operação por desvio de mercadorias

As detenções foram por armas e dinheiro encontrados; Polícia Militar afirma que prestou apoio para a execução das ordens judiciais.

Apoie! Siga-nos no Google News


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento da função pública contra policiais do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron) em Foz do Iguaçu. A ação foi nesta quinta-feira, 15.

A Polícia Militar do Paraná disse em nota que prestou apoio para que fossem cumpridos os mandados. Veja na íntegra ao fim do texto.

A operação foi batizada de Ponto de Honra. As ordens judiciais foram executadas com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná e do BPFron, em endereços vinculados a três policiais de fronteira, atuantes na região. O nome dos servidores públicos não foi divulgado.

A investigação conduzida pelo GAECO em Foz do Iguaçu objetivou averiguar a possível prática dos crimes de peculato, prevaricação, falsidade ideológica e organização criminosa. Teriam sido praticado pelo desvio de mercadorias apreendidas e oriundas do Paraguai, especialmente eletrônicos, pelo investigados.

GAECO

As ordens de busca e apreensão foram expedidas pela Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual, executadas nas residências e em endereços vinculados aos policiais militares. E buscaram “o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, anotações, mercadorias, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados”.

Porém, segundo o GAECO, os três alvos foram presos em flagrante por posse ilegal de armas de fogo e munições, de usos permitido e restrito, além de “significativa quantia em espécie” apreendida na operação. Na residência de um dos policiais, “ainda foi encontrada uma granada de efeito moral”, relatou o órgão da promotoria.

Os flagrantes estão sendo conduzidos pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná. O GAECO em Foz do Iguaçu recebe informações e denúncias pelo telefone (45) 3308-1344 e/ou pelo e-mail gaeco.foz@mppr.mp.br.

Outro lado

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) se pronunciou sobre a operação por meio de nota. Informou que a sua Corregedoria-Geral prestou apoio ao GAECO para que fossem cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, contra os três policiais militares que atuam em Foz do Iguaçu.

Leia a íntegra na nota:

NOTA À IMPRENSA

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informa que na manhã desta quinta-feira (15), prestou apoio, por meio de sua Corregedoria-Geral, ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) para que fossem cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em desfavor de três policiais militares lotados do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) que atuavam na cidade de Foz do Iguaçu.

A operação, coordenada pelo GAECO, tem como objetivo investigar possíveis irregularidades em abordagens policiais. Os mandados foram emitidos pela Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual (VAJME) e incluíram a suspensão da função pública, a apreensão de bens e a prisão preventiva dos investigados.

Os procedimentos de polícia judiciária estão sendo conduzidos pela COGER, com apoio do BPFron.
Curitiba, 15 de agosto de 2024.

Comunicação Social da PMPR.

LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. Nelson Diz

    E o nome dos anjinhos de farda ? Se fosse o Zé da venda da esquina ,já tinham detonado. Eita blindagem…

  2. Omais Diz

    Normal esse anjinho da farda cometer essas gafes infelizmente são protegidos pois quem e pago com dinheiro do cidadão que trabalha e paga imposto para proteger a sociedade esses anjinhos são os que nos ameaça e nos rouba em nome da lei .

  3. Ze da esquina Diz

    Já fui roubado por esses pilantras de farda

Comentários estão fechados.