A Polícia Federal (PF) saiu às ruas de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 3, em operação contra o tráfico internacional de drogas. O objetivo foi desarticular uma organização.
A atuação do grupo se concentrava no tráfico de maconha e cocaína. Denominada Specula, são cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, todos na cidade.
A investigação começou no ano passado, com a identificação de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa. Ele era usado como entreposto, conforme a PF.
No local ocorria o armazenamento e a distribuição de entorpecentes. As drogas eram transportadas para diversos estados brasileiros.
O ilícito era escoado em caminhões com compartimentos ocultos. Eram usados fundos falsos e pneus — e, em algumas ocasiões, cal hidratada para mascarar o odor da droga.
Tráfico internacional de drogas
Durante o trabalho de apuração policial, houve apreensões, sendo 6.288 quilos de maconha e 108 quilos de cocaína. E quatro pessoas foram presas em flagrante, além de dez veículos retidos.
“Em um dos episódios, o grupo utilizou um caminhão de prestadora de serviço dos Correios para dissimular o transporte ilícito”, reportou a Polícia Federal. O grupo ainda envolvia motoristas batedores.

Esses condutores percorriam o trajeto à frente dos veículos com drogas. Assim, repassavam informações em tempo real sobre a presença de policiais na estrada e em pontos de fiscalização.
Specula, como foi designada a força policial, é um termo do latim, segundo a PF. Significa “ponto de observação”, em alusão à função estratégica do galpão utilizado pela organização.
A Polícia Federal divulgou um balanço parcial da operação:
- presos: 4;
- carros apreendidos: 5;
- motos aquáticas retidas: 3;
- quadriciclo: 1;
- dinheiro em espécie;
- aparelhos telefônicos e documentos.