Passageiro é preso com barra de ouro de um quilo no aeroporto em Foz do Iguaçu

Marca é a mesma apreendida na Argentina, que levou os vizinhos a abrir investigação sobre esquema de contrabando do metal na fronteira.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!


A Polícia Federal (PF) prendeu um passageiro que embarcava no aeroporto em Foz do Iguaçu com uma barra de ouro de aproximadamente um quilo. A abordagem foi nessa quarta-feira, 8.

LEIA TAMBÉM: Fiscalização intercepta meio milhão em 8 veículos e um ônibus na fronteira

Durante fiscalização, agentes de proteção de aviação civil (APAC) perceberam um objeto de grande densidade nas bagagens de mão inspecionadas. Na imagem, não era possível definir o material.

Foi realizada, então, vistoria minuciosa na bagagem. O passageiro tem 42 anos, sendo de nacionalidade chinesa. Ele tinha bilhete aéreo para Congonhas (SP).

Na revista, a barra de ouro foi encontrada envolvida por fitas plásticas escuras e papel. O material valioso não apresentava documentação legal, conforme a Polícia Federal.

O homem disse ter “comprado a barra de ouro no Brasil, pelo preço de 69 mil dólares”, reportou a instituição federal. Ele foi preso sob acusação de usurpação de patrimônio da União e levado à delegacia da PF.

A marca do metal é a mesma apreendida na Argentina, em abril, com um cidadão alemão e outro argentino, após a travessia do Rio Paraná. Eles cruzaram em uma caminhonete por meio da balsa entre Bella Vista, no Paraguai, e a localidade argentina de Corpus, em Misiones.

Na ocasião, o H2FOZ reportou (leia aqui) que a dupla carregava 3,5kg de ouro. A ocorrência levou as autoridades da Argentina a abrir investigação sobre a existência de um esquema de contrabando do metal na fronteira com o Paraguai.

Carga de maconha

Em outra abordagem em Foz do Iguaçu, os federais capturaram um veículo carregado com 650 quilos de maconha. A ação foi na madrugada desta sexta-feira, 10, em um ponto logístico do tráfico na fronteira.

Uma embarcação a motor fazia constante travessia do Rio Paraná, desde o Paraguai até porto clandestino na margem brasileira. No local, foi encontrado um veículo, Ford Ka sedã, carregado com diversos fardos da erva.

Ao ser abordado pela Polícia Federal, o motorista do carro fugiu em alta velocidade pelas ruas centrais de Foz do Iguaçu, por oito quilômetros, até abandonar o carro e não ser encontrado. A carga de droga foi apreendida.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Afredo Diz

    Era lógico que a receita ia roubar ele, eles roubam tudo das pessoas

  2. Carlos Diz

    O estado o acusa de roubar o estado, e o estado vai lá e o rouba. Vergonha!

Comentários estão fechados.