Rádio Clube
H2FOZ
Início » Solidariedade » Amigas fazem campanha para ajudar jovem com leucemia em Foz do Iguaçu

Solidariedade

Amigas fazem campanha para ajudar jovem com leucemia em Foz do Iguaçu

Tratamento de Yohana Rafael, de 22 anos, requer medicamento caro; toda pessoa pode doar pela vaquinha on-line ou via PIX.

3 min de leitura
Amigas fazem campanha para ajudar jovem com leucemia em Foz do Iguaçu
A jovem iguaçuense está em tratamento contra a leucemia crônica desde 2023 – foto: Divulgação


Internada em Foz do Iguaçu para tratar uma leucemia crônica, a jovem Yohana Rafael, de 22 anos, passou a contar com a colaboração de um grupo de amigas que se uniu para ajudá-la financeiramente. Seu tratamento inclui quimioterapia injetável e comprimidos.

A jovem é atendida na oncologia do Hospital Costa Cavalcanti e precisava de uma medicação muito cara: Venetoclax. Ela é de uma família popular, e a sua mãe precisou deixar o trabalho para dedicar-se e acompanhar o tratamento.

Publicidade

Foi quando as amigas decidiram fazer uma vaquinha on-line para ajudar Yohana. Toda pessoa interessada em fortalecer essa rede de solidariedade pode ajudar fazendo a doação em https://www.vakinha.com.br/4980839 ou via PIX: 4980839@vakinha.com.br.

O objetivo é chegar a R$ 30 mil, já tendo sido obtidos R$ 25 mil em poucos dias da mobilização. A medicação é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas mediante ação judicial justificando a necessidade, o que envolve custos.

“O valor que estamos arrecadando é para pagar a advogada e alguns outros custos pessoais da Yohana”, explica Paula Rodrigues, uma das idealizadoras da campanha. A jovem iguaçuense está em tratamento contra a leucemia desde dezembro de 2023.

Leucemia e transplante

Assim que descobriu a doença, Yohana Rafael começou a busca por doadores de medula. “Todos os meus irmãos fizeram exame de compatibilidade, mas nenhum deles poderia ser doador”, conta. Recentemente, surgiu uma pessoa que pode doar, porém para isso a paciente precisará estar com a doença em nível zerado.

Por conta disso, ela precisa tomar o Venetoclax sem interrupção. “O medicamento está sem previsão de chegada no hospital, e como seu tratamento precisa ser contínuo precisamos solicitá-lo via ação judicial, o quanto antes”, afirma a tia de Yohana, Márcia Rafael.

Solidariedade

A campanha de solidariedade pela amiga começou com Paula Rodrigues, Daniele Felix, Lara Rodrigues, Kiss Kássila, Jesica Sperafico, Jenny Amaral e Márcia Rafael, durante um café. Eles foram dando contribuições pessoais e divulgando, conseguindo a adesão de novas pessoas.

“Conhecemos a Yohana desde que nasceu. Ela, a mãe e a irmã estão vivendo da aposentadoria do pai, que morreu de covid-19”, revela Lara. “Por mais que já tenhamos conseguido um bom valor, ainda precisamos mais, pois toda a ajuda é bem-vinda”, completa Lara Rodrigues.

Para doar basta acessar https://www.vakinha.com.br/4980839 ou chave PIX: 4980839@vakinha.com.br.

Para acompanhar mais sobre o resultado e a história da Yohana, siga-a no Instagram: @yo_rafaelmoreira.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.