H2FOZ
Início » Solidariedade » Frio na fronteira: Foz e Ciudad del Este reforçam atenção à população em situação de rua

Solidariedade

Queda da temperatura

Frio na fronteira: Foz e Ciudad del Este reforçam atenção à população em situação de rua

As temperaturas mais baixas, com proximidade do inverno, exigem solidariedade e iniciativas governamentais.

3 min de leitura
Frio na fronteira: Foz e Ciudad del Este reforçam atenção à população em situação de rua
Abrigo temporário na cidade do Paraguai - foto: Prefeitura de Ciudad del Este/divulgação

As prefeituras de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este, na fronteira do Brasil com o Paraguai, realizam ações voltadas à população em situação de rua durante dias e noites de frio. As temperaturas mais baixas, com a proximidade do inverno, exigem solidariedade e iniciativas governamentais.

Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Assistência Social colocou em funcionamento o Plano de Inverno. As medidas incluem ampliação de vagas para acolhimento emergencial, reforço das equipes de abordagem social e distribuição de roupas e cobertores durante o período de frio intenso.

Publicidade

A capacidade emergencial de pernoite foi ampliada de 40 para 70 vagas extras, entre maio e setembro, totalizando 210 vagas de acolhimento no município, somadas às 140 permanentes. Do total adicional, 60 vagas são destinadas ao público masculino, e dez, ao público feminino.

População em situação de rua

O atendimento é realizado em unidades como Casa de Passagem I, II e III, além da Comunidade Fraternidade O Caminho. Segundo a secretaria, a maior demanda histórica é de homens adultos, enquanto mulheres, idosos e famílias já são absorvidos pela estrutura regular da rede socioassistencial.

Em Foz do Iguaçu, a área social lançou o Plano de Inverno – foto: prefeitura/divulgação

O plano também prevê reforço na distribuição de itens de proteção contra o frio. Foram adquiridos 700 camisetas, 1.400 agasalhos, 990 calças de moletom e mais de 1.500 cobertores, utilizados nas ações de atendimento e nas abordagens realizadas pelas equipes nas vias públicas.

O atendimento à população em situação de rua ocorre por meio do Centro Pop, na Avenida Monsenhor Guilherme, n.º 527, e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), acionado pelo telefone 0800-045-1407 e WhatsApp (45) 99973-7773.

Ciudad del Este

Do outro lado da Ponte Internacional da Amizade, Ciudad del Este, a prefeitura paraguaia informou que as pessoas em situação de rua são abrigadas em um espaço temporário. Foi organizada parte da estrutura da Escuela de Oficios, com local para dormir e alimentar-se.

Além disso, equipes do município percorrem, à noite, vários locais da cidade, distribuindo alimentos para a população em situação de rua, principalmente a jovens. Já os adultos, agregou a municipalidade, foram para o abrigo temporário para receber atendimento, o que inclui roupas quentes, serviços de higiene pessoal e atenção básica.

Publicidade


“A operação de assistência continuará enquanto persistirem as baixas temperaturas”, sustentou a prefeitura de Ciudad del Este. A finalidade é garantir atenção e acompanhamento às pessoas mais vulneráveis da comunidade, finalizou.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário