Desde a última quinta-feira (29), a Ponte da Integração Brasil–Paraguai está aberta, no período noturno, para a travessia de ônibus de turismo.
Leia também:
Ponte da Integração: regras para estacionamento de caminhões podem mudar
No horário das 19h às 7h, conforme definido pela Comissão Mista Brasil–Paraguai, a passagem pela nova ponte tem caráter obrigatório.
A medida vale para todos os coletivos fretados, em circuito fechado, que não tenham Foz do Iguaçu ou Ciudad del Este como destino final.

Nos demais horários do dia (das 7h às 19h), a circulação pela Ponte da Amizade continua permitida na fronteira entre Brasil e Paraguai.
De acordo com a Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai, somente na primeira noite de travessia, 14 ônibus passaram pela Ponte da Integração.
Dos 14 coletivos, dez passaram no sentido Brasil–Paraguai e quatro no caminho inverso. O movimento esteve composto, principalmente, por turistas paraguaios retornando ao país após férias no litoral brasileiro.
Aberta oficialmente para o tráfego de veículos no dia 20 de dezembro de 2025, a Ponte da Integração recebe, atualmente, caminhões vazios (em lastre) e ônibus de turismo.
Funcionamento da Ponte da Integração
Enquanto as obras de acesso à cabeceira paraguaia ainda não estiverem prontas, porém, o funcionamento ocorrerá apenas no período noturno.

Os ônibus de turismo estão autorizados a passar pela Ponte da Integração das 19h às 7h. Por outro lado, os caminhões têm restrição de horário para trafegar pelo trajeto provisório pelo centro de Presidente Franco, podendo fazê-lo somente das 22h às 5h.
A abertura total da ponte, para todos os tipos de tráfego, está prevista para o início de 2027, após a conclusão do anel viário no Paraguai. Até lá, a Comissão Mista definirá etapas para a habilitação gradual da via, com a próxima reunião marcada para março.

