Cataratas do Iguaçu embala expansão do turismo do Paraná

Estado teve o segundo maior crescimento do país, avançando 13,6% nos cinco primeiros meses do ano.

Apoie! Siga-nos no Google News

O turismo do Paraná avançou 13,6% nos primeiros cinco meses de 2023, o segundo maior crescimento do Brasil, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA TAMBÉM:
Cataratas do Iguaçu ao amanhecer é o novo passeio turístico em Foz do Iguaçu
Os recantos quase secretos do Parque Nacional do Iguaçu na Região Oeste

A expansão foi bem acima da média nacional no período, de 8,4%. A gestão estadual informa que o estado recebe visitantes estrangeiros, com novos voos internacionais, mas mantendo-se forte no chamado turismo doméstico, que apresenta grande potencial econômico.

Os indicadores revelam que o Paraná está no caminho certo ao investir no setor, avalia o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “Não são apenas as grandes obras que impulsionam o turismo. Investimentos pontuais são muitas vezes um diferencial”, ressalta.

O gestão cita a diversidade de segmentos turísticos no Paraná, como o de natureza, rural, religioso e gastronômico. Os investimentos fazem com que as atividades “vão para frente e contribuam com o desenvolvimento dos nossos municípios”, afirma Ratinho Junior.

Cartão-postal do turismo

O Parque Nacional do Iguaçu, principal símbolo do turismo paranaense, ajuda a explicar o destaque do estado nacionalmente. O atrativo internacional abriga as Cataratas do Iguaçu, maravilha do mundo compartilhada por Brasil e Argentina, na fronteira trinacional.

O parque bateu recorde de visitação para o mês de maio em 2023, recebendo mais de 114 mil pessoas de 94 países. Os visitantes são “atraídos principalmente pelas Cataratas do Iguaçu, considerada uma das sete maravilhas naturais e um patrimônio da humanidade”, frisa a Agência Estadual de Notícias.

Os números da visitação nas Cataratas do Iguaçu são contundentes:

  • em maio, o total de turistas foi 45% maior do que no mesmo mês em 2022;
  • a visitação superou os patamares pré-pandemia, cujo recorde anterior havia sido registrado em 2019, com 108 mil visitantes no mesmo mês; e
  • no acumulado do primeiro semestre de 2023, mais de 850 mil pessoas já visitaram o cartão-postal em Foz do Iguaçu.

Mais turismo

O Parque Vila Velha, na região dos Campos Gerais, também amplia a visitação. O local foi o destino de 5.424 pessoas em maio deste ano, quase o dobro do mesmo mês em 2019, com 2.396 visitantes, registra a AEN.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.