Com quase 530 mil passageiros no 1.º trimestre, Aeroporto de Foz do Iguaçu registra leve alta em relação a 2023

Movimento ainda está 19% menor na comparação com o período pré-pandemia. Preparamos um raio-X com infográficos sobre a situação do 22.º terminal mais movimentado do país.

Apoie! Siga-nos no Google News

Nos três primeiros meses deste ano, 529.202 passageiros embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O número representa um tímido aumento de 1% em relação ao registrado no mesmo período de 2023 e o terceiro acréscimo anual consecutivo, porém ainda está 19% abaixo do período pré-pandemia (em 2019, foram 653.875 passageiros no primeiro trimestre).

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Como já era esperado pelo setor, janeiro, em virtude das férias escolares, foi o mês de maior movimento até agora, com 195.824 passageiros. O aumento na comparação entre 2024 e 2023 foi de 0,8% nos voos domésticos e de 7,4% nos voos internacionais.

Em relação às rotas mais movimentadas no período, a liderança é de São Paulo. Mais de 275 mil embarques e desembarques do terminal iguaçuense envolveram a capital paulista, sendo 182.396 na ligação com o Aeroporto de Guarulhos, o principal do Brasil.

Nos três primeiros meses foram registradas 14 rotas, sendo que duas (Punta Arenas e Aruba) tiveram apenas um voo pontual cada uma. Na lista de voos regulares consta somente um destino internacional (Santiago/Chile), que registrou quase 12 mil passageiros no período.

Recife (PE) se destaca como o destino com maior taxa de ocupação (97,1%), com 2.509 passageiros do total de 2.584 assentos disponíveis. Nos voos para Curitiba (PR), Santiago, Navegantes (SC), Rio Largo/Maceió (AL) e Porto Alegre (RS), a ocupação das aeronaves foi inferior a 80%.

Com quase 530 mil passageiros, o Aeroporto de Foz do Iguaçu aparece como o 22.º terminal mais movimentado do Brasil no trimestre, sendo o quinto do Sul do Brasil, atrás de Porto Alegre (RS), São José dos Pinhais (PR), Florianópolis (SC) e Navegantes (SC).

Latam lidera

Em relação às companhias aéreas que mais operaram em Foz do Iguaçu no primeiro trimestre, a liderança é da Latam, com quase 40% do share de passageiros. Na sequência aparecem Gol (33,7%), Azul (24%) e JetSmart (2,2%). Smartwings e Icelandair somam apenas 0,05% do total de pessoas transportadas no período.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.