O secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, esteve em Foz do Iguaçu, na segunda-feira (8), para visita à igreja São João Batista. Templo mais antigo da cidade, o local completou, em 2024, seu primeiro centenário.
Leia também:
Shopping China inaugura em Ciudad del Este maior loja de importados da América Latina
A convite do padre Willian Paiva, Paranhos inaugurou o livro de registro de visitas, que servirá para registrar a passagem de turistas e moradores pela igreja.
Paranhos aproveitou a ocasião para anunciar que Foz do Iguaçu terá, em 2026, uma série de eventos de turismo religioso, apoiados com recursos do estado. Atualmente, festas como a do padroeiro São João Batista não contam com patrocínio público.
De acordo com o secretário, o turismo religioso está entre os ramos da atividade turística que mais cresceram no Paraná em 2025.
“[O segmento] já é o terceiro com maior oferta de atrativos no estado, com investimentos e eventos promovidos pelo governo para impulsionar ainda mais o segmento, focando na diversidade de crenças e na valorização cultural e econômica”, afirmou.
Paranhos ressaltou a beleza das artes sacras da igreja mais antiga de Foz do Iguaçu, com destaque para os afrescos e pinturas detalhando a vida de Cristo. Os afrescos têm como autor o artista Marcílio Soares, de São Miguel do Iguaçu.
Em breve, a São João Batista passará a integrar um roteiro de city tour oferecido por uma empresa de turismo receptivo da cidade.
Os planos incluem a transformação da casa paroquial em um museu, que contará, ademais, com um café e espaço para a venda de suvenires. A inauguração da loja está marcada para sexta-feira (12), com missa e bênção do novo espaço.

