Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Turismo » Mesquita em Foz do Iguaçu sediará próximo Fórum do Turismo Religioso

Eventos

Mesquita em Foz do Iguaçu sediará próximo Fórum do Turismo Religioso

Encontro em 2025 será o primeiro em espaço islâmico; objetivo é a interação de religiões e crenças em torno do segmento turístico.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Mesquita em Foz do Iguaçu sediará próximo Fórum do Turismo Religioso
Mesquita fica em uma região de Foz do Iguaçu na qual grande parte dos moradores é árabe e descendente – foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Google News iconSiga-nos no Google News


A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, em Foz do Iguaçu, foi escolhida para sediar a próxima edição do Fórum do Turismo Religioso, em 2025. Será a sétima edição do evento e a primeira em um espaço islâmico.

LEIA TAMBÉM: Mesquita de Foz do Iguaçu: da pedra fundamental à inauguração

Publicidade

O encontro visa a promover a interação entre religiões e crenças em torno de debates sobre esse segmento turístico. Neste ano, o fórum foi em Lunardelli, no Vale do Ivaí, em abril, com 200 participantes.

A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab passou a funcionar 1983, sendo concluída em 1987. Possui o maior vão-livre de cúpula em concreto armado da América Latina, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN).

O templo islâmico tem capacidade para até 580 pessoas e sua arquitetura é de base octogonal e cercada por arcos. Por dentro, possui detalhes arabescos e adornos religiosos nas paredes.

As torres, na parte externa, têm 31 metros de altura e “ressoam os chamados para a oração cinco vezes ao dia”, expõe a AEN. Fica em uma região na qual grande parte dos moradores é árabe e descendente.

Turismo religioso

O Paraná apresenta 380 pontos de atrações registrados no segmento religioso. O Fórum do Turismo Religioso é organizado por um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Estado do Turismo e outras instituições.

É uma ação para a troca de experiências entre cidades que abrigam rotas e outras atrações turísticas. E busca “novas ideias sobre como promover o turismo religioso” no estado, enfatiza a agência pública do Paraná.

“A criação de rotas de turismo religioso, por exemplo, é fundamental para os fiéis e incrementa a economia”, destaca o coordenador do grupo de trabalho, Eliseu Rocha. “É isso que discutimos esse ano e que vamos continuar trabalhando para a próxima edição.”

O fomento desse segmento turístico religioso e de sua relação com a economia é voltado a cidades que possuem:

  • igrejas;
  • santuários;
  • templos;
  • mesquitas; e
  • edificações ligadas à fé.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.