Equipes da Diretoria de Fiscalização da Prefeitura de Foz do Iguaçu fizeram, na manhã desta sexta-feira (26), uma operação na Avenida das Cataratas.
Leia também:
Restaurante de Foz aparece em lista dos melhores do mundo em 2025
De acordo com a Agência Municipal de Notícias, a ação teve como objetivo verificar a atuação dos guias de turismo. Por lei, grupos em excursões organizadas precisam contar com um guia regional, devidamente credenciado, para visitar os atrativos da fronteira.
A fiscalização teve, ademais, a participação da Secretaria Municipal de Turismo, Guarda Municipal e Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).
“A medida busca profissionalizar e organizar a atividade turística no município, consolidando a cidade como referência internacional em qualidade de serviços”, informa a prefeitura.
Como profissional devidamente habilitado, o poder público de Foz do Iguaçu entende o trabalhador formado como guia regional e cadastrado no Ministério do Turismo.
A lei municipal determina que a empresa organizadora da viagem, com grupo maior que 15 passageiros, deverá contratar guia de turismo regional habilitado no Paraná.
O descumprimento pode gerar sanções do tipo notificação imediata e multa de dez unidades fiscais de Foz do Iguaçu (UFFIs). Em caso de reincidência, conforme a legislação, o valor sobe para 20 UFFIs.
A contratação de guias regionais traz como benefícios maior conhecimento sobre os atrativos locais e geração de renda no município. Os guias habilitados contam com crachás de identificação emitidos pelos órgãos nacionais de turismo.
(Com informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu)