Parque Nacional do Iguaçu é quinta unidade de conservação mais visitada em 2021; confira o ranking

Local recebeu mais de 24 mil visitantes do feriado de Tiradentes. Foto: Nilton Rolin

Lista é liderada pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Branca, em Santa Catarina.

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, aos poucos vai retomando o movimento de turistas do período pré-pandemia. O feriadão de Tiradentes foi uma mostra clara disso, superando a marca de 2016, com mais de 24 mil visitantes. Apesar do crescimento, outras unidades de conservação federais estão recebendo um fluxo ainda mais intenso.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, quase 17 milhões de pessoas visitaram as 145 unidades de conservação federais neste ano, com o Parque Nacional do Iguaçu ocupando a quinta colocação nesse ranking. A lista é liderada pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, com mais de sete milhões de registros. O território inclui, por exemplo, as praias dos municípios de Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna, no litoral sul catarinense.

O segundo local mais visitado é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Foram 1,7 milhão de visitas. O parque abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno: o Cristo Redentor. É palco da Trilha Transcarioca, pioneira da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso no país, que compreende em seu percurso pontos como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que cruza o Rio de Janeiro, saindo da Barra de Guaratiba e chegando ao Morro da Urca.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Antes da pandemia de covid-19, o turismo de natureza vinha registrando crescente interesse dos turistas. Em 2019, as unidades de conservação federais registraram 15,3 milhões de visitas, um aumento de 24% em relação ao ano anterior, 2018 (12,4 milhões). Já em 2020, mesmo com o fechamento das unidades por seis meses, elas receberam um número significativo de visitantes: 9,3 milhões, com um crescimento contínuo de visitação até dezembro.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.