Pelo segundo dia consecutivo, a passarela de acesso à Garganta do Diabo pela margem argentina do Rio Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu, permanecerá fechada.
Leia também:
Foz do Iguaçu já acumula mais de 100 milímetros de chuva
O fechamento foi adotado pela concessionária Iguazú Argentina e pela direção do Parque Nacional Iguazú, como medida preventiva, em meio às fortes chuvas do fim de semana.
Por protocolo, as autoridades do lado argentino costumam fechar o acesso à Garganta do Diabo quando a vazão do Rio Iguaçu ultrapassa os seis mil metros cúbicos por segundo (m³/s), nível quatro vezes acima do normal.
Nesse domingo (8), primeiro dia do fechamento, o fluxo medido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), logo abaixo das Cataratas, superou o patamar de 6.000m³/s às 10h e continuou subindo ao longo do dia.
O pico foi alcançado às 6h desta segunda (9), com 7.840m³/s. Às 8h, a medição apresentava leve recuo para 7.820m³/s, mas a tendência é de continuidade da vazão cinco vezes acima do normal pelas próximas horas.
Segundo a administração do lado argentino, “o Circuito Garganta do Diabo continuará fechado até novo aviso, para garantir a segurança dos visitantes. Comunicaremos as novidades através das redes sociais”.
Já as outras duas passarelas panorâmicas da margem argentina das Cataratas do Iguaçu, o Circuito Superior e o Circuito Inferior, estão abertas ao público.
Lado brasileiro das Cataratas
No lado brasileiro, que é geograficamente menos suscetível aos efeitos das cheias no Rio Iguaçu, todas as passarelas e mirantes estão habilitados, com o Parque Nacional do Iguaçu funcionando normalmente nesta segunda.
O último horário para entrada é às 16h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no endereço oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.
Comentários estão fechados.