O Marco das Três Fronteiras é um ponto de encontro para turistas e moradores de Foz do Iguaçu e da região durante todo o ano. Nas férias de julho, especialmente, é o local que abraça todos e promove a interação. Afinal, turismo são trocas humanas, partilha de experiências, histórias e culturas.
Há lazer e diversão para toda a família. E o melhor: em conexão com a natureza, seja pela junção dos rios ou pelo ar puro que sopra da porção de Mata Atlântica fronteiriça, em um cenário emoldurado pelo pôr do sol de um dourado intenso que beija as águas do Iguaçu e do Paraná. As telas só têm o seu instante para os registros, sempre marcantes.
O parquinho dispõe de uma estrutura completa e segura para a turminha de férias. A praça de alimentação, ao ar livre, reúne opções de lanches e sabores que valorizam a culinária local. O Restaurante Cabeza serve à mesa a gastronomia da Argentina, Brasil e Paraguai, de carnes a massas, sob o acompanhamento de chope, vinhos, drinques e sucos naturais.

Às 18h30, nenhum minuto a mais nem a menos, a praça do Marco das Três Fronteiras é convertida em um palco aberto. A criatividade humana prende a atenção quando artistas se revezam contando a lenda indígena de criação das Cataratas do Iguaçu, com referência ao espanhol Cabeza de Vaca, o primeiro não indígena a contemplar as maravilhas naturais.
O show segue incluindo referências brasileiríssimas, como o samba, passando pela dança das garrafas, típica paraguaia, e pela cultura argentina. O elenco convida os visitantes para dançar e divertir-se em uma grande roda, que é a alegria batizada de Carnavalito do Marco das Três Fronteiras.
Férias em família no Marco
A família de cinco pessoas de Santana do Itararé, Norte do Paraná, aproveitou cada paisagem do Marco das Três Fronteiras para fotos, registrando em diferentes cenários as férias de meio de ano. Na viagem, apresentou o fazendeiro Marco Antônio Biscaro (54), sua esposa, Mariana, a filha Larissa, o genro Marcos Vinícius e o pequeno Henri, o neto de 3 anos.

“Gostamos muito, um excelente lugar para as férias. Recomendamos o passeio e pretendemos voltar”, enfatizou Marco Antônio. “É um espaço preservado, natural, na fronteira com a Argentina e o Paraguai”, prosseguiu, adicionando outra vista linda desde o Marco das Três Fronteiras: uma visão única da Ponte Internacional da Integração.
A comerciária Carla Regina, moradora de Foz do Iguaçu, reuniu um grupo de amigos já no início das férias de julho. “É um dos lugares na cidade que mais gostamos, porque tem espaço, a natureza e gente de todo tipo. Além de ser de graça”, sublinhou, lembrando que residentes na cidade têm gratuidade no atrativo.

A gerente comercial Camila Trindade (41) revelou que foi surpreendida com a diversidade de atrações do Marco das Três Fronteiras. A visão das Três Fronteiras, o pôr do sol e o encontro dos rios Iguaçu e Paraná a fascinaram. E o espetáculo cultural é motivo para o visitante permanecer mais tempo.
De São Bernardo (SP), ela já tinha recebido recomendações do passeio de amigos. Em Foz do Iguaçu, muitos motoristas de aplicativos reforçaram o roteiro. “Fui surpreendida favoravelmente com muitas opções dentro do atrativo, paisagens belíssimas e preços acessíveis”, expôs.
Cenário lindo
Namorados, Helen Sofia Bemben (19) e Iago Bariusca (20) são universitários e moram em Curitiba (PR). Curtem o Marco das Três Fronteiras durante a parada nos estudos, as férias de julho. A estudante visita a cidade pela primeira vez e contou que não conhecia uma fronteira trinacional.
“Gostei muito, além da oportunidade de conhecer essas Três Fronteiras”, relatou. “Recomendo, sim, que as pessoas venham, tudo é muito bonito, como as estruturas, que são verdadeiras decorações”, indicou a acadêmica de Farmácia.

Já Iago, pela terceira vez no Marco das Três Fronteiras, pôde comparar a evolução do atrativo, destacando que gosta muito do cenário — a parte principal remonta às reduções jesuítico-guaranis. “De férias na universidade, aproveitamos as várias atrações deste lugar, que está ainda melhor”, apontou o estudante de Ciência da Computação.
Marco abre todos os dias
Especialmente em julho, o Marco das Três Fronteiras funciona diariamente, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 21h, e de sexta a domingo, das 11h às 21h. Além da ampliação do atendimento, a equipe foi reforçada para receber os visitantes que escolhem o atrativo para as férias de meio de ano em família, grupos de amigos, casais ou aventureiros solo.