De terça (16) a quinta-feira (18), o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, promove uma atividade especial de observação nos viveiros de imersão como parte da programação de férias.
LEIA TAMBÉM: Parque das Aves promove soltura de borboletas durante a programação de férias
A atividade é dividida em duas partes. Nos dias 16 e 17, a equipe de Educação para Conservação orienta os visitantes, que utilizam guias ilustrados, pranchetas, lápis, binóculos e lupas para identificar aves e borboletas. Já no dia 18, o local recebe uma exposição interativa no jardim do Espaço Borboletas e Beija-Flores. Ademais, a iniciativa amplia a experiência dos participantes com QR codes, vídeos e materiais sensoriais que revelam curiosidades sobre esses animais.
De acordo com a coordenadora de Educação para Conservação do Parque das Aves, Talita Sartor, essas atividades são pensadas para que os visitantes tenham a oportunidade de observar de perto a vida nos viveiros de imersão e perceber a importância de cada espécie na Mata Atlântica. “Ao estimular a curiosidade e o encantamento, promovemos uma conexão verdadeira com o mundo natural”, destaca.
Em suma, o Parque das Aves mantém a programação especial de férias até o fim de janeiro, com atividades para todas as idades. Confira!
Soltura de borboletas
Como parte da programação especial de férias, o Parque das Aves convida famílias e visitantes a vivenciar um dos momentos mais delicados e simbólicos da metamorfose: a soltura de borboletas. O local realiza a atividade às terças e quintas-feiras de dezembro e janeiro, sempre às 14h30, no Espaço Borboletas e Beija-Flores. Durante a experiência, os visitantes acompanham o primeiro voo das borboletas que nasceram sob cuidados humanos. O ambiente é especialmente preparado com flores, frutas e plantas nativas.
Além disso, a ação promove encantamento e sensibilização sobre o ciclo de vida desses insetos e seu papel como polinizadores e indicadores ambientais. “A soltura é um momento de encanto, onde se aprecia o colorido das asas no primeiro voo das borboletas no jardim. É também uma oportunidade para os visitantes acompanharem de perto um processo natural e delicado, em um espaço seguro e cuidadosamente planejado para oferecer condições semelhantes às que esses insetos encontram em seu ambiente de ocorrência natural na Mata Atlântica”, afirma Juliana Moretti, bióloga e coordenadora de Borboletário do Parque das Aves.
Colônia de Férias
Ainda há vagas disponíveis para a próxima edição da Colônia de Férias do Parque das Aves. As atividades ocorrerão entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2026. Crianças de 6 a 10 anos poderão participar da ação, que contará com cinco tardes de atividades educativas em contato direto com a Mata Atlântica.
A programação inclui atividades com neonatologia, clínica veterinária e nos viveiros de imersão, conduzida por profissionais do parque. Com apenas 25 vagas por dia, as atividades combinam, sobretudo, conhecimento técnico, sensibilização ambiental e muito encantamento. Há opções de pacotes promocionais e parcelamento.
Conforme a supervisora pedagógica de Educação para Conservação, Gabriela Possato, “a Colônia de Férias do Parque das Aves é uma vivência inesquecível em que as crianças descobrem a riqueza da Mata Atlântica brincando e aprendendo de forma espontânea, com significado e emoção”.
Visita guiada
Recém-lançada, a Visita Guiada Pumuckl convida o público a explorar o Parque das Aves com mais profundidade, sensibilidade e exclusividade. Os educadores bilíngues conduzem a atividade diariamente em dois horários, voltada a pequenos grupos. A experiência aproxima os participantes das aves e do ambiente da Mata Atlântica, proporcionando uma vivência única.
Durante cerca de duas horas e 30 minutos, os participantes percorrem a trilha do parque com paradas especiais. Entre elas, observação da alimentação de periquitos e araras, além de uma degustação com ingredientes da floresta.
“Nas férias, a visita ganha ainda mais significado para quem busca uma experiência diferenciada, que une aprendizado, contemplação e conexão com o mundo natural. Mais do que um passeio exclusivo, a Visita Guiada Pumuckl reforça o compromisso com a sensibilização e apoia diretamente o trabalho de conservação realizado pelo Parque das Aves há mais de 31 anos”, reforça Talita.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 31 anos de atuação em 2025. Por fim, como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho por meio da visita ao parque, consumo nos restaurantes do complexo gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na loja de suvenires. Saiba mais no site oficial do atrativo.


Deixe um comentário